Segundo pesquisa, 54% dos brasileiros utilizaram ferramentas de Inteligência Artificial no último ano, mostrando que a tecnologia deixou de ser tendência e se tornou parte estrutural do cotidiano
Segundo pesquisa global realizada pelo Google em parceria com a Ipsos, os brasileiros são considerados um dos maiores usuários de Inteligência Artificial (IA) do mundo. Para se ter uma ideia, a análise revelou que 54% utilizaram ferramentas de IA generativa no último ano, superando a média mundial de 48%. Esse comportamento acompanha o ritmo de expansão do mercado global, que está projetado para crescer de US$ 13,2 bilhões em 2024 para US$ 49,9 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 24,9% durante o período de previsão, de acordo com a MarketsandMarkets.
“A grande virada é que a IA não apenas automatiza tarefas, mas amplia a capacidade de decisão e personalização. É como ter um copiloto digital capaz de antecipar necessidades, organizar rotinas e até alertar sobre riscos antes mesmo que eles se concretizem, seja na vida pessoal, no ambiente de trabalho ou na gestão financeira”, destaca Davi Holanda, fundador e CEO do Jota, assistente financeiro e pessoal com inteligência artificial conversacional que funciona diretamente no WhatsApp.
Pensando nesse cenário, o empreendedor listou 3 benefícios do uso do IA no dia a dia:
1. Eficiência no dia a dia
A IA transforma tarefas repetitivas em rotinas automáticas, como organizar despesas, lembrar vencimentos, conciliar extratos com boletos, detectar cobranças duplicadas e gerar relatórios simples do mês. Garantindo assim menos retrabalho e mais previsibilidade para planejar. Em maio de 2025, pesquisa da Access Partnership com 500 consumidores brasileiros apontou que 47% dizem que a IA melhora o desempenho dos usuários no dia a dia.
2. Decisões financeiras mais ágeis e precisas
A IA permite analisar grandes volumes de dados financeiros em tempo real, identificando padrões de gastos e oportunidades de otimização. Isso transforma decisões que antes dependiam de planilhas manuais de gastos, diversas ferramentas ou intuição em escolhas baseadas em evidências seguras. “Quando a análise é rápida e precisa, o usuário consegue agir com confiança, seja pagando contas, investindo ou planejando o futuro financeiro”, completa Davi.
3. Experiência personalizada
A IA consegue entender o comportamento individual de cada usuário e oferecer soluções específicas voltadas para atender às suas demandas, desde o planejamento financeiro até a organização da rotina. Essa capacidade de personalização gera experiências mais fluidas e relevantes, aumentando a eficiência e o engajamento com serviços e ferramentas digitais.
“Mais do que uma tendência, essa tecnologia já se consolidou como parte estrutural da vida dos brasileiros e seguirá ampliando seu espaço nos próximos anos. Um dos caminhos mais claros dessa evolução é a integração com o WhatsApp, aplicativo utilizado por mais de 147 milhões de brasileiros. Ao operar dentro da plataforma, a IA torna-se ainda mais acessível e útil, permitindo que as decisões financeiras, organização de rotinas e interações personalizadas aconteçam de forma simples e direta”, finaliza o fundador do Jota.