“IA para enfrentar fraudes”

Thiago Bertacchini – Head da Nethone

“É no combate à fraude que o impacto da IA se torna ainda mais significativo, tanto por fortalecer as defesas quanto por abrir novas brechas que fraudadores cada vez mais sofisticados podem explorar.
O crescimento exponencial das interações digitais e da exposição de dados pessoais ampliou drasticamente a superfície de ataque. No Brasil, um em cada quatro adultos foi vítima de golpes digitais em 2024, segundo a Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP). Com perdas globais estimadas em US$ 360 bilhões até 2028, é evidente que a complexidade das fraudes avança no mesmo ritmo.

É nesse contexto que os Agentes de IA começam a ganhar destaque. Ainda em estágio inicial no Brasil, mas já consolidados em diversos setores, especialmente na Europa, esses agentes prometem revolucionar a forma como as empresas automatizam compras e atuam em nome dos consumidores. Trata-se de um novo nível de conveniência que também traz novos tipos de riscos

Os Agentes de IA representam uma evolução significativa em relação à inteligência artificial tradicional, combinando autonomia operacional com tomada de decisão em tempo real baseada em dados. Diferentemente dos modelos reativos, eles podem executar tarefas de forma independente, como buscar produtos, comparar preços e até concluir compras — tudo com pouca ou nenhuma intervenção humana.

Esses agentes inteligentes operam com base em objetivos claros — como tomar decisões de compra —, executam transações em tempo real e adaptam continuamente seu comportamento ao ambiente. Isso os torna particularmente eficazes em ecossistemas dinâmicos como e-commerce, fintechs e serviços
financeiros.

De forma geral, as diferenças entre a IA tradicional e os Agentes de IA ficam mais evidentes. A IA tradicional reage a eventos pré-definidos. Já os Agentes de IA  antecipam situações e tomam decisões com base em objetivos.

Enquanto a IA convencional executa tarefas específicas, os Agentes de IA conseguem gerenciar fluxos de trabalho complexos e interdependentes.
Os modelos tradicionais requerem revisão humana constante, enquanto os Agentes de IA operam de forma autônoma, com supervisão apenas estratégica.
Os Agentes de IA evoluem com o tempo, aprimorando seu desempenho.

 

“Quando implementados corretamente, os modelos baseados em IA têm o potencial de se tornar os maiores aliados das empresas no combate às fraudes digitais, cada vez mais complexas e em constante evolução”.

 

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