Tecnologias com foco em produtividade, segurança e sustentabilidade tornam sistemas e processos mais eficientes, com redução de custos e ganhos financeiros
Um robô biomimético, que recebeu o nome de Snake, foi inspirado no movimento de serpentes e idealizado para atuar em espaços reduzidos dentro de plantas industriais. É altamente flexível e tem capacidade de operar em locais de difícil acesso, contribuindo para a redução de áreas fabris e dos riscos ergonômicos para os operadores.
Esse robô, desenvolvido pelo Instituto SENAI de Inovação, de Joinville, em parceria com a General Motors, representa um avanço na aplicação de robótica não convencional e impacta cada vez a indústria brasileira. São projetos que combinam robótica, inteligência artificial e sensores inteligentes, com foco em produtividade, segurança e sustentabilidade industrial.
É o caso também da SIGAWAY, uma plataforma criada pela Librelato, por meio de uma spin-off, para gestão inteligente de frotas, que foi desenvolvida pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados. A solução utiliza sensores, IA generativa e monitoramento em tempo real para otimizar o desempenho de veículos pesados. “Essa parceria representa uma evolução na forma como dados de operação são utilizados para gerar valor. A solução antecipa falhas, reduz custos e melhora a performance logística”, explica Aline Rubenich, interlocutora do projeto.
Na área de estamparia, o Smart Die System promete revolucionar os processos produtivos com a automatização do ajuste e controle de ferramentas. A solução permite elevar a produtividade de 12 para até 20 peças por minuto, com ganhos expressivos em precisão e eficiência. “Estamos falando de um sistema que aprende continuamente com o processo e reduz a necessidade de intervenções manuais”, explica Patrick Pacheco, diretor da Strokmatic, empresa parceira do projeto.
Já o Spark Eyes System emprega visão computacional para realizar a inspeção de todos os pontos de solda de um automóvel em tempo real, substituindo a tradicional verificação amostral. A solução permite ganhos significativos em qualidade e segurança. “Com essa tecnologia, conseguimos rastreabilidade completa da operação e correções imediatas, elevando o padrão de controle de qualidade”, acrescenta Patrick, informando que essa solução já está no mercado.