Com 67% das empresas priorizando o uso da tecnologia, táticas ganham protagonismo nos investimentos neste ano, segundo estudo da Bain & Company
A inteligência artificial se firmou como uma das principais apostas do mercado corporativo brasileiro: 67% das empresas já a consideram prioridade estratégica, e 17% a colocam no centro de seus investimentos, segundo estudo da Bain & Company. O movimento reflete um cenário de transformação acelerada, impulsionando ganhos em produtividade e performance financeira.
No entanto, transformar essa prioridade em resultados concretos ainda é um desafio para muitas organizações. Para ajudar nesse caminho, especialistas compartilham 7 estratégias com inteligência artificial que já estão alavancando negócios. Veja a seguir:
1. Uso de IA para melhorar a experiência do cliente em setores tradicionalmente burocráticos
A Pier, seguradora focada em mudar a relação dos brasileiros com os seguros, têm usado Inteligência Artificial para simplificar um processo conhecido por sua burocracia: o reembolso de seguro celular. “Estamos comprometidos em transformar a experiência do cliente por meio da tecnologia. Com o uso de IA, conseguimos automatizar boa parte do processo de reembolso, oferecendo respostas em aproximadamente um segundo, um salto significativo em relação ao padrão do setor, que ainda opera em dias ou até semanas. Isso representa agilidade real em um momento de estresse e perda, e melhora de forma concreta a jornada do usuário”, afirma Igor Mascarenhas, CEO da Pier.
2. Prevenção de fraudes digitais
A Nethone, solução de prevenção a fraudes digitais, utiliza modelos de IA para analisar o comportamento do usuário em tempo real, aproveitando sinais como padrão de digitação, geolocalização, tipo de dispositivo e muito mais. Essa análise contínua não apenas reduz a necessidade de revisões manuais, como também melhora ao longo do tempo conforme novos dados são processados e novas ameaças surgem.
“Embora a adoção no Brasil ainda seja limitada, a tendência é: o aumento dos ataques e a pressão por eficiência levarão mais empresas a buscar soluções autônomas, inteligentes e escaláveis. O segredo está em adotar essa tecnologia com uma abordagem estratégica e dados de qualidade, analisa Thiago Bertacchini, Head de Vendas da Nethone.
3. Utilização de IA para impulsionar conformidade organizacional
A SoftExpert, referência em soluções para gestão integrada da conformidade, inovação e transformação digital, conta com recursos de IA em sua solução SoftExpert Suite. Entre as inovações destaca-se o SoftExpert Copilot, uma ferramenta de IA projetada para impulsionar a transformação digital e a conformidade organizacional. Esta solução é projetada para eliminar tarefas repetitivas e aumentar a produtividade, utilizando IA Generativa para revolucionar a gestão de processos, documentos e riscos nas empresas.
“Nesse contexto, a IA também analisa o contexto do processo e define automaticamente as próximas etapas que devem ser seguidas, além de poder identificar potenciais riscos e sugerir ações de controle, o que facilita a gestão dos processos e agiliza a tomada de decisões”, reforça Marcelo Becher, PMM da companhia.
4. Automatização de documentos logísticos
Com o propósito de atribuir mais eficiência e competitividade à logística, a nstech, maior empresa de software para supply chain da América Latina, utiliza IA em várias das 100 soluções do ecossistema. Uma delas é a desenvolvida para automatizar o reconhecimento de canhotos, essenciais para a conformidade e a gestão financeira. A solução identifica automaticamente se um documento é canhoto ou não, se está datado, se contém uma assinatura válida e se o número da nota fiscal foi entregue no local correto.
“Essa ferramenta é extremamente importante para o compliance das grandes corporações e auxilia significativamente na área financeira para o reconhecimento preciso de receitas”, afirma Vasco Oliveira, CEO e fundador da nstech.
5. IA como facilitadora na tomada de decisões
A Quod, datatech que transforma dados em inteligência, desenvolveu uma plataforma que integra todas as soluções da empresa em um ambiente único, focado em automação, eficiência e usabilidade. O Quod Studio combina a inteligência de dados com tecnologia de ponta para proporcionar mais agilidade e visibilidade de métricas e performance, viabilizando análises completas e customização de processos. A partir da plataforma, os clientes podem avaliar, em tempo real e com segurança, informações estratégicas que apoiam a tomada de decisões em seus negócios e transformam a experiência do usuário.
“Ao aliarmos nosso trabalho a ferramentas de IA, nosso objetivo é facilitar o acesso a informações, dentro de uma estratégia de plataformização e valorização da cultura data-driven”, explica o CTO da Quod, Marcelo Clara.
6. IA como aliada no processo de fidelização de clientes
A Loyalme, startup que nasceu dentro da Cuponeria para oferecer soluções de fidelização, tem apostado na Inteligência Artificial Preditiva para transformar a forma como empresas se relacionam com seus consumidores. Ao utilizar análises estatísticas para identificar padrões de comportamento e antecipar preferências, a tecnologia permite oferecer benefícios personalizados e mais relevantes para cada perfil de cliente.
“Com a IA preditiva, conseguimos entregar experiências de fidelização que realmente fazem sentido para o consumidor, como um cashback exclusivo no momento ideal. Isso aumenta o engajamento, gera mais valor para as marcas, além de reduzir custos operacionais com estratégias mais assertivas”, explica Nara Iachan, CMO e cofundadora da Loyalme.
7. IA como facilitadora na coleta e análise de dados em larga escala
O PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados comportamentais e competitivos, tem adotado inteligência artificial para transformar a forma como as marcas acessam e interpretam a opinião dos consumidores. Combinando IA e engajamento via app, a empresa consegue captar milhares de áudios de todo o Brasil em poucas horas, estruturar essas informações e gerar análises profundas com agilidade.
“É uma revolução na forma de ouvir as pessoas – conseguimos transformar sentimentos e percepções em dados prontos para decisão”, afirma Talita Castro, CEO do PiniOn. A IA entra como aliada ao organizar as falas espontâneas, identificar padrões e acelerar as percepções, promovendo ganhos reais de escala e custo-benefício.