Sales tech brasileira lança agente de IA que aumenta em 40% a conversão em relação a atendentes humanos

Solução da Escale alia escala e atendimento humanizado para grandes marcas dos setores financeiro, telecom, energia e educação 

Escale, sales tech brasileira especializada em jornadas de vendas complexas, anuncia o lançamento da aisa, sua nova agente de inteligência artificial para canais como WhatsApp, chat e telefone. Em 2024, a empresa alcançou R$ 2,1 bilhões em vendas para seus clientes. A novidade impulsionou um crescimento de 300% nas negociações com grandes marcas, que se mantiveram em alta ao longo do primeiro semestre. Com linguagem natural e foco em performance, a inovação já apresenta ganhos de conversão de 40% em relação a atendentes humanos e chatbots tradicionais.

“O mercado já entendeu que não basta implementar um agente de IA simples. É preciso um agente robusto e bem treinado, que entrega resultado e qualidade consistente. Com a aisa, aplicamos mais de 10 anos de experiência como líderes de conversão em nossos segmentos para treinar um agente de IA que entrega performance 24 horas por dia e 7 dias por semana”, afirma Ken Diamond, CEO e cofundador da Escale.

Desenvolvida para setores complexos como telecomunicações, financeiro, energia e educação, a IA conduz toda a jornada de vendas — da qualificação ao pagamento — integrando-se à plataforma conversacional e sistemas dos seus clientes. Diferentemente de outras soluções que atuam de forma reativa às solicitações do cliente, a aisa funciona como uma verdadeira vendedora, entendendo o perfil do cliente, ofertando e negociando as melhores soluções e garantindo a conclusão da venda, o que garante atendimento escalável e personalizado, aumentando a eficiência e a satisfação do público.

Segundo Diamond, o diferencial está no treinamento do sistema, que utiliza dados reais de vendas e técnicas comprovadas, adquiridas ao longo da experiência com grandes empresas do setor de serviços. “O nosso motor de IA se adapta a diferentes perfis de consumidores, oferece respostas contextualizadas e conta com atualizações contínuas, governança estruturada e equipes dedicadas ao monitoramento e à otimização das jornadas, assegurando alta performance. Além disso, os clientes têm à disposição um dashboard, onde podem acompanhar toda a performance da aisa em tempo real”, complementa o executivo.

Para assegurar respostas sempre precisas e relevantes, a aisa utiliza uma arquitetura anti-alucinação que combina Retrieval-Augmented Generation (RAG) com curadoria contínua de conteúdo e supervisão humana. Essa abordagem conecta a IA a uma base de conhecimento confiável e atualizada em tempo real, evitando a dependência exclusiva do conhecimento estático do modelo e reduzindo significativamente respostas incorretas ou fora de contexto. Além disso, a tecnologia aplica guardrails no treinamento, engenharia de prompts orientada por objetivos e um ciclo contínuo de feedback baseado em interações reais, garantindo que cada resposta seja contextualizada, segura e alinhada aos objetivos de conversão dos parceiros.

Expansão no mercado corporativo

Fundada por Ken Diamond, Mathew Kligerman e Daniel Rosa, a Escale evoluiu de soluções focadas em e-commerce para vendas via WhatsApp e agora lidera a aplicação de inteligência artificial em jornadas de vendas de grandes marcas. Parceira da Meta no Brasil, a empresa ampliou sua atuação do setor de telecomunicações para segmentos como financeiro e educação.

A meta para 2025 é dobrar a base de clientes corporativos e consolidar a aisa como referência em vendas realizadas por inteligência artificial no mercado brasileiro. “Estamos levando as marcas para o futuro, um futuro em que agentes de IA são implementados de forma responsável e geram impacto direto no seu resultado”, conclui Diamond.

Facebook
Twitter
LinkedIn