Empreendedor destaca razões para a indústria automotiva adotar estratégias mais sustentáveis

Uso de biotecidos, foco em segurança e personalização sustentável são iniciativas que impulsionam a construção de uma indústria mais consciente

De acordo com uma pesquisa feita pelo IBM Institute for Business Value, 62% das pessoas estão dispostas a pagar mais caro para comprar de quem se destaca por iniciativas sustentáveis, um comportamento que vem pressionando diversos setores a rever práticas e adotar estratégias mais conscientes. Com isso, a sustentabilidade deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser uma exigência para marcas que desejam se manter relevantes, inovadoras e alinhadas às expectativas do público. Na indústria automotiva, esse movimento se evidencia pela pressão por processos menos poluentes, materiais sustentáveis e cadeias produtivas mais responsáveis.

No Brasil, a Muush, uma startup que transforma os subprodutos agroindustriais em biotecidos sustentáveis de micélio, chega para auxiliar o setor oferecendo um material com aparência e toque similar ao couro animal, uma alternativa ao uso do couro sintético e do próprio couro animal.

“Estamos diante de um consumidor mais exigente, que busca cada vez mais coerência entre discurso e prática Nesse contexto, não se trata apenas de reduzir impactos ambientais negativos, mas de transformar o todo”, afirma Antonio Carlos, CEO da  Muush. “Temos acompanhado essa evolução de perto, especialmente no setor automotivo, no qual há uma demanda crescente por materiais sustentáveis, seguros e de alto desempenho.”

Diante desse cenário, o executivo apontou três razões para que a indústria automotiva invista em soluções sustentáveis.

1 – Substituição de materiais fósseis por alternativas renováveis
A escolha de materiais sustentáveis é uma das formas mais diretas de reduzir o impacto ambiental na indústria automotiva. Biotecidos produzidos a partir de subprodutos agroindustriais, por exemplo, têm se mostrado promissores por não dependerem de fontes fósseis (não renováveis), consumirem menos água e produtos químicos em sua fabricação e apresentarem potencial de serem carbono negativos. A adoção desses insumos pode representar uma transformação significativa na cadeia produtiva, contribuindo para uma produção a qual garante a que o ambiente que vivemos hoje, seja o mesmo que viveremos amanhã.

2 – Adoção de soluções que aumentem a segurança e o conforto
A busca por inovação sustentável também passa por desenvolver soluções que ofereçam mais segurança aos consumidores. Materiais que não propagam chamas, por exemplo, trazem um ganho real em proteção em caso de acidentes, facilitando a evacuação de veículos em situações de risco. Ao mesmo tempo, tecnologias que melhoram o conforto térmico dos automóveis sem o uso de compostos sintéticos reforçam o compromisso das montadoras com a qualidade e segurança.

3 – Inovação com propósito e personalização sustentável
A adoção de estratégias sustentáveis inovadoras abrem  portas para diferenciação no mercado. Ao investir em soluções inéditas e com apelo ambiental, as marcas agregam valor à experiência do consumidor, que passa a enxergar o automóvel como uma extensão de seus valores. Personalização, exclusividade e inovação alinhadas à responsabilidade socioambiental geram vantagem competitiva e fidelização, assim como mostrado no estudo pela IBM.

“Todos os  setores, incluindo o automotivo, têm um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável. Adotar estratégias que aliam inovação, segurança e consciência ambiental é uma oportunidade de protagonizar e estar na vanguarda para liderar a transformação”, conclui o CEO da Muush.

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