Programa Sebratec possibilitou à empresa se tornar líder de mercado em soluções tecnológicas avançadas
A Dynamox é uma empresa líder no setor de soluções tecnológicas avançadas, voltada para a automação industrial, cujo serviço consiste no monitoramento da condição de máquinas e componentes. Nos últimos anos, a empresa tem alcançado resultados excelentes com uma abordagem focada no cliente, ao mesmo tempo que estabelece parcerias a nível internacional com empresas de vários segmentos. Mas, antes desses resultados, a empresa teve seus altos e baixos frente a incertezas e falhas de processos.
De acordo com o CEO e fundador da Dynamox, Guillaume François Gilbert Barrault (foto em destaque), a empresa passou por diversas etapas antes de definir, de fato, a sua área de atuação. Inicialmente, a Dynamox atuava na área de automação para o desenvolvimento de produtos de terceiros, até encontrar a sua vertente atual, que é a de produtos de sensoriamento. Nesse processo, as incertezas e as dificuldades financeiras enfrentadas pelos fundadores fizeram com que procurassem o programa de consultoria Sebraetec, oferecido pelo Sebrae/SC.
“A gente tinha uma incerteza muito grande sobre o nosso produto. Não sabíamos como estava o mercado da região, e não tínhamos um plano totalmente definido. Nossa meta era colocar o produto no mercado e vender ele, mas não tínhamos base para isso. Foi quando entrou o suporte do Sebraetec, que nos ajudou a identificar a carência de oferta em sensores sem fio no mercado, além de dar possibilidade de termos um aspecto financeiro que permitisse estruturar a empresa para atingir outros objetivos. A partir do momento que adentramos nesse nicho, começamos a crescer”, relata o CEO.
Mais reestruturada, a Dynamox ainda contou com o suporte do programa Sebraetec para precificação dos serviços e dos custos de certificação dos produtos, o que tornou a empresa mais competitiva no mercado e com diferencial de outros concorrentes, com uma abordagem inovadora e preocupada em agregar valor no hardware utilizado, desenvolvendo soluções que compõem sensores triaxiais sem fio de vibração e temperatura, aplicativo mobile, gateways, plataforma web e serviços de tratamento, além da análise e prognóstico de dados.
“O Sebrae investe nas empresas sem contrapartida financeira, mas com as premissas de que tem uma confiança estabelecida, que esse dinheiro vai ser bem usado por elas. E esse voto de confiança faz uma diferença tremenda para os empresários”, afirma.
Atualmente, a Dynamox está presente em diversos segmentos, como mineração, siderurgia, papel e celulose, agroindústria, alimentícia e manufatura em geral, e, inclusive, com presença internacional, com novos mercados sendo adicionados continuamente, contando hoje com mais de 230 funcionários.
A analista de negócios do Sebrae/SC, Tatiane Carvalho, pontua que “as consultorias são soluções para ajudar as empresas a inovar. Entre 60% a 100% do valor da consultoria do Sebraetec pode ser custeado pelo Sebrae do estado. Nossa meta é apoiar na estruturação e crescimento das empresas, com consultorias, treinamentos e apoio, para que possam alavancar seus negócios”.