Consultoria em internacionalização é uma das credenciadas do Tecnova 3

Iniciativa que oferece aporte de mais de R$ 30 milhões para projetos de aceleração e internacionalização de micro, pequenas e médias empresas está com processo seletivo aberto. Candidatas ao subsídio devem indicar quem deverá oferecer o suporte e o acompanhamento de execução da proposta

O programa Tecnova é uma iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com atuação em todo o Brasil. Em Santa Catarina, é desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e, nesta terceira edição, terá um aporte de R$ 30.120.000,00 – advindos de um edital de chamada pública estadual. O recurso – entre os maiores do país destinado ao programa – será direcionado para micro, pequenas e médias empresas catarinenses que tenham projetos nas temáticas de aceleração e de internacionalização.

As propostas devem ser submetidas ao site da Fapesc, no edital 11/2024 até o dia 27 de maio, já com a indicação da empresa credenciada e capacitada para dar suporte e acompanhamento durante a execução do projeto. “Há todo um know-how exigido para que as credenciadas possam oferecer o apoio que essas iniciativas exigem. Por termos atuação focada em mindset global, além de já termos participado de outros editais como este e sermos reconhecidos pela experiência em processos de internacionalização, estamos aptos a auxiliar as empresas interessadas em participar do Tecnova a formatar seu projeto e buscar o subsídio que pode ser um divisor de águas para a perenidade do negócio”, explica Sheyla Patrícia Pereira, diretora executiva da Father & Company Brasil, organização credenciada ao programa.

Os subsídios para as interessadas em participar do Tecnova 3 podem variar entre R$ 477 mil e R$ 702 mil. O objetivo do programa é abranger empresas em diversos estágios de maturidade, desde as que estão iniciando até as já consolidadas no mercado, que apresentaram faturamento anual em 2023 de até R$ 16 milhões. O diferencial é ter um projeto inovador no desenvolvimento de produtos, bens, serviços ou processos ou que queiram se lançar em novos mercados, com vistas à internacionalização.

“É uma iniciativa que traz uma oportunidade muito significativa para micro, pequenas e médias empresas que tenham essa perspectiva de inovação e exploração do mercado externo”, ressalta a executiva da Father. A expectativa é de que pelo menos 60 empresas de todo o estado sejam selecionadas – haverá uma contrapartida mínima por parte da contemplada. No entanto, o projeto prevê, também, a escolha do investimento de R$ 75 mil em aceleração ou R$ 27 mil em internacionalização, além do projeto principal.

Sobre a Father & Company Brasil: 
Com mais de 25 anos de experiência em comércio exterior, a Father Estratégias Internacionais é especializada em projetos de internacionalização de empresas, com serviços como consultoria, planejamento estratégico internacional, expansão para o mercado externo, além de operações efetivas como exportação e importação, com metodologia própria e patenteada. Com escritórios próprios no Brasil e nos EUA, tem parceiros no Paraguai, Bolívia, Itália, Japão e Equador. Atua em mais de 30 países e é responsável por mais de 40 mil processos de negócios globais, além de ter participação na abertura de mais de 50 franquias internacionais.

Facebook
Twitter
LinkedIn