A vacinação contra a Covid-19 tem gerado perspectivas em relação à melhora da economia mundial no próximo ano. Porém, no Brasil, o cenário pode não ser tão favorável: a instabilidade política gerada por um ano eleitoral aliada a um déficit de 1,2% do PIB em 2022 vai exigir que os empresários se reinventem e estejam atentos a projeções e tendências do mercado.
Para ajudar empreendedores a pensar estrategicamente o ano que se aproxima, Claus Malamud – mentor de mercados asiáticos na Link- escola de negócios- e sócio do Mr China Imports, empresa especializada em facilitar o acesso ao comércio exterior, dá dicas sobre os mercados mais promissores e tendências de negócios para 2022. Confira abaixo.
Comércio eletrônico
Com a pandemia, pessoas que não compravam online se renderam ao e-commerce. Esse novo hábito de consumo passou a fazer parte do dia a dia do brasileiro e a perspectiva para 2022 é de crescimento.
“Segundo pesquisa realizada por uma empresa de pagamentos online, 1 a cada 4 entrevistados (23,5%) vai manter compras online diárias mesmo após a pandemia. Outros 32% têm certeza que continuarão com um ritmo semanal de compras; e 22% só uma vez por mês”, explica Claus.
Realize lives commerce
Segundo pesquisa realizada pela Bynder, 85% das pessoas estão mais propensas a adquirir um produto após assistir a um vídeo sobre ele. Invista nesse formato e garanta vendas mais constantes.
Marktplace
Ofereça seu produto em várias plataformas simultaneamente. Essa é uma forma de sempre estar disponível para o cliente. Outra vantagem é que, na maioria dos casos, os martketplaces não cobram taxas ou mensalidades, e sim uma comissão por venda, que pode variar entre 3,99% e 16%. “Esse valor é usado para investimentos em marketing, análise de risco, e sistemas antifraude”, afirma o especialista em exportação.
Tendências
Com a pandemia, ouve uma crescente onda de preocupação com a saúde e o bem-estar. Produtos e acessórios de ginastica, como tapetes, cordas e demais equipamentos usados no ramo fitness devem ter um aumento de vendas em 2022. Outros produtos que devem continuar em alta são:
-Itens de decoração para o lar, pois muitas pessoas estão mais em casa ou se mudaram para espaços maiores e tem maior preocupação em ter mais do que um simples dormitório;
-Peças de celulares, incluindo acessórios e itens de proteção;
-Produtos para pets- O Brasil é um dos maiores consumidores de produtos pet do mundo, e com a pandemia, o número de pessoas com bichinhos em casa aumentou, segundo dados do IBGE. Grande parte desses itens de cuidado chegam ao Brasil vindos da China, fique de olho;
-Acessórios gamer – Esse é um mercado em ascensão, não só no Brasil, mas como no mundo todo. Invista em peças voltadas para crianças e adolescentes;
-Utensílios de escritório – Muitas empresas estão retomando o trabalho presencial, o que tem levado a um aumento na compra de produtos a fim de criar um ambiente agradável e produtivo.
– Automação comercial – itens para melhorar a aumentar a automação com comandos por rede continuam tendo aumento da procura e redução de preços conforme o tempo e novas tecnologias.
“Mas atenção, cuidado com itens que ficaram famosos na época da pandemia e que podem ter redução drástica de consumo”, alerta Claus.
Sobre Claus Malamud – Mentor de mercados asiáticos na Link, Claus é influencer digital e conta com mais de 90 mil seguidores no Instagram, onde compartilha diariamente dicas de importação da China. Malamud é sócio do Mr China Imports, empresa especializada em facilitar o acesso ao comércio exterior que já importou mais de mil contêineres e milhares de produtos chineses, e influencer do Clube Importador, coletivo de importação.