Receita de jogos eletrônicos cresce 30% na pandemia

A indústria brasileira de jogos eletrônicos é a maior da América Latina e a 13ª do mundo. Estima-se que, na quarentena, houve um aumento de 30% na receita. Em 2020, no Brasil, mais de 20 milhões já são simpatizantes dos jogos eletrônicos e com toda essa admiração o e-Sports deve chegar na casa do R$ 1 bilhão, segundo o instituto de pesquisa internacional Newzoo, Tais números são apenas um dos muitos sinais de que a quarentena global está sendo uma verdadeira “perfect storm” para que games e e-sports realmente se tornem mainstream e mostrem, aos poucos céticos que podem competir de igual para igual com qualquer outra indústria de entretenimento.

No mundo, o setor movimenta mais de US$ 120 bilhões e cresceu 80% durante o covid-19, de acordo com isso, espera-se um alto crescimento na movimentação no mercado de games em 2021, chegando perto de US$124,8 bilhões consequentemente, aumento das vagas de trabalho. De 2019 pra cá, houve a abertura de pelo menos 2.396 postos de trabalho nesses segmentos no país, de acordo com levantamento do Vaggas BR. O número abrange empregos, estágios e serviços de freelance. São Paulo é a cidade com maior quantidade de oportunidades (52,5% do total), seguida por Rio de Janeiro, Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Dentro desse cenário, a universidade da Florida, Full Sail University, resolveu investir, inspirar alunos da região e transformar a diversão em profissão com a realização do e-Sports Tournament LoL 5v5, oportunidade para que jovens possam participar de um torneio virtual e estruturado de League of Legends, em grupos de 5 integrantes, ao mesmo tempo em que eles vivenciam o Crash Course in the E-Sports Industry.

A GamerXP Arena e a Full Sail Brazil Community vão oferecer aos alunos da baixada santista uma vivência no mercado do e-Sports. A ideia é mostrar ao jovem que ao mesmo tempo em que ele compete em um torneiro ele pode conhecer todas as possibilidades de carreira dentro da indústria de entretenimento digital, seja como design. Para a instituição, o campeonato pretende trazer toda a emoção do torneio a um contexto educacional e de conhecimento formal da indústria dos jogos digitais, oferecendo aos alunos brasileiros uma oportunidade de entender melhor o mercado na prática, que é responsável por 21% do mercado total de games.

“Apesar de toda a movimentação financeira que a economia dos jogos digitais representa, poucas pessoas conhecem as carreiras que permeiam essa indústria e todas as possibilidades para quem quer trabalhar com jogos digitais. Enfim, a ideia consiste na vivência no mercado do e-sports e mostrar que além de competir, o participante pode ter uma carreira no mercado dos jogos eletrônicos”, analisa Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pelo acesso aos alunos brasileiros à universidade da Florida e a aumento de audiência nos eventos online e serie de webnars gratuitos voltados para as áreas de entretenimento digital, mídias sociais, artes e tecnologia.

O time vencedor da competição, ganhará: 05 Sennheiser Gamer HeadSets modelo GSP 370, 01 Cadeira Gamer DXRacer, e todos integrantes receberam o certi­cado de Participação no Crash Course in the e-Sports Industry (digital).

Serviço: Torneio e Mentoria

Participantes: 5 Integrantes

Quando: 05 e 12 de dezembro

Cronograma: 1 a 31 de outubro: parcerias com escolas e instituições

1 a 30 de novembro: cadastro dos grupos

5/12: Mentorias e Etapa 1 do torneio

12/12: Mentorias e Etapa 2 do torneio

INSCRIÇÃO:

Os interessados se inscrevem em grupos de 5 integrantes, com idade mínima de 12 anos. Todos os cadastrados recebem acesso ao Crash Course in the E-Sports Industry e participam do torneio. Todas as atividades serão virtuais.

CRASH COURSE IN THE E-SPORTS INDUSTRY:

Todos os inscritos receberão acesso às mentorias do Crash Course in the E-sports Industry. As mentorias serão ministradas por instrutores da Full Sail University, pela plataforma Zoom, em inglês e sem tradução para português. Um certificado de participação será dado a todos os que assistirem à todas as mentorias. A participação nas mentorias não é obrigatória para que os inscritos participem do torneio.

CALENDÁRIO:

Os interessados se inscrevem em grupos de 5 integrantes, com idade mínima de 12 1 a 31 de outubro: parcerias com escolas e instituições

1 a 30 de novembro: cadastro dos grupos

5/12: Mentorias e Etapa 1 do torneio

12/12: Mentorias e Etapa 2 do torneio

Os temas das mentorias serão:

December 5th, 2020
Game Storytelling with Twine
Game Art – 3D Modeling
Careers in Games
December 12th, 2020
The E-sports Landscape
Business & Marketing in Games
Shoutcasting & Sportscasting

PRÊMIOS:
O time vencedor do torneio receberá:

05 Sennheiser Gamer Headsets (para cada integrante do time)

01 DXRacer Cadeira Gamer (uma para a Equipe sortear entre os Players)

COMO PARTICIPAR:
As inscrições serão feitas através de um link que será amplamente divulgado pela Full Sail University Brazil Community e seus parceiros no Brasil. Nesse link o capitão do time indicará nome e e-mail de cada um dos integrantes do seu time.

ORGANIZAÇÃO:
A organização técnica do torneio será feita pela Gamer Experience Arena.

Confira cursos, eventos e palestras que serão disponibilizados online
http://www.experienciafullsail.com.br/

Para mais informações sobre os programas, cursos, estúdios da Full Sail University e também bolsas de estudo e desenvolvimento de carreiras, visite o site http://www.fullsail.edu.

Sobre a Full Sail: Localizada na Flórida (EUA), a Full Sail University é reconhecida como uma das mais importantes universidades na indústria do entretenimento. A instituição oferece mais de 90 cursos, voltados para as áreas de entretenimento, media, artes e tecnologia. Todos eles de associados, bacharelados e mestrados, além dos Labs, curso de verão intensivo com duração de uma semana,

Hoje conta com mais de 16 mil estudantes de 73 países diferentes. A universidade já formou profissionais cujos projetos foram reconhecidos nas principais premiações do segmento, como Grammy’s e Oscars.

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