De acordo com a ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais, as vendas do Black Friday Brasil 2012 movimentaram R$ 217 milhões no comércio eletrônico brasileiro. O montante representa um valor 117% superior ao apresentado na mesma data de 2011. A previsão inicial do Busca Descontos era de uma movimentação de R$ 135 milhões.
Na última sexta-feira (23/11), durante 24h, mais de 300 lojas virtuais ofereceram ofertas nas mais variadas categorias. Apenas nas 12h iniciais o Black Friday 2012 registrou o recorde de vendas estabelecido na edição de 2011. Foram realizados 541.486 pedidos, com ticket médio de R$ 401. As categorias mais buscadas foram Eletrônicos, Informática, Celulares, Eletrodomésticos e Games. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, dia 26, pela ClearSale.
Regiões
Consumidores da região Sudeste responderam pela maior parte dos acessos (71,5%), seguidos de Sul (11,2%), Nordeste 9,9%, Centro-Oeste (5,2%) e Norte (2,1%). No site oficial do Black Friday Brasil – www.blackfriday.com.br a maior movimentação aconteceu na primeira hora da ação, quando foram registrados picos de 75 mil acessos simultâneos.
Black Friday
Tradicional data do varejo americano, o Black Friday chegou ao comércio eletrônico brasileiro em 2010, por iniciativa do portal Busca Descontos. Em sua segunda edição, no ano passado, a data rendeu ao e-commerce brasileiro o seu maior faturamento em um único dia: R$ 100 milhões. A edição de 2012 superou a marca estabelecida em 2011, tornando-se o dia mais lucrativo do comércio eletrônico no Brasil.