Compra realizada na internet é mais consciente do que em lojas físicas

Estudo realizado pelo Kuantokusta em parceria com a Netquest objetiva traçar o perfil do e-consumidor

Quem nunca comprou uma roupa, um calçado ou até mesmo um equipamento eletrônico em razão da recomendação do vendedor? Apesar de a intenção parecer boa, a função dele é vender, por isso é necessário atenção para não levar para casa um produto de que não precisa ou que não caiu bem em você. Uma pesquisa realizada pelo comparador de preços Kuantokusta em parceria com a Netquest revelou que 57% das pessoas podem se sentir pressionadas pelo vendedor para adquirir um produto. Outro dado relevante mostra que 61% dos entrevistados acreditam que as compras realizadas pela internet são mais conscientes do que em lojas físicas. O estudo, que contou com a participação de 1081 pessoas, foi realizado com o objetivo de traçar o perfil de compra dos e-consumidores.

Ao serem perguntados sobre quando foi a última vez em que se arrependeram de uma compra, 43% responderam que ela foi realizada em uma loja física, 28% em uma loja online e 29% não se lembram. “O resultado desta questão ressalta mais uma vez que o consumidor gosta de tempo para analisar o produto, avaliar se realmente precisa dele para formar uma decisão de compra consciente e a compra online proporciona isso”, analisa o CEO do Kuantokusta, Flávio Pagotto.

Comprar por impulso pode ser algo comum para a maioria das pessoas, mas segundo a pesquisa isso acontece com mais frequência nas lojas físicas, sendo a opção escolhida por 32% dos entrevistados. Aqueles que adquiriram um produto por impulso em um e-commerce representam 24% e quase metade dos respondentes, 44%, não se lembram de quando compraram levadas pelo momento. De acordo com Pagotto, o ato de comprar itens que não são de primeira necessidade, mas que em determinado momento é importante para quem adquire se tornou tão comum que é difícil lembrar a última vez que o impulso falou mais alto.

A pesquisa também mostrou que a maioria das pessoas que compram em lojas físicas estão acompanhadas, pois 54% dos entrevistados escolheram esta opção. Quando a mesma pergunta foi feita, mas para as compras feitas na internet, 73% responderam que compram sozinhos. “Geralmente, nas lojas físicas as pessoas precisam da opinião de alguém confiável para fazer a compra, já não tem muitas informações sobre o produto. Quando compra pela internet é mais fácil achar essas informações e por isso se sentem mais seguras em comprar sozinhas”, explica o CEO do Kuantokusta.

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