O comércio eletrônico tem apresentado crescimento e promete avançar no setor de pequenas e médias empresas brasileiras. Segundo estimativas da e-bit, unidade do grupo Buscapé dedicada a informações sobre comércio eletrônico, o ano de 2012 deve conquistar um aumento de 25% no número de negócios realizados pelo comércio eletrônico. A previsão para 2013 é um incremento de 22%.
Ainda segundo a e-bit, a participação do pequeno varejista na rede também cresceu. Apesar disso, dados recentes divulgados pelo NIC.br revelam que há uma enorme quantidade de empresas que ainda não possuem site. No Sudeste o índice é de 40% e no Nordeste 50% das empresas não fazem uso do ambiente online. Diante desse cenário, agências de comunicação e marketing para pequenas e médias empresas (PMEs) têm investido para apresentar as oportunidades de crescimento dessas empresas pela utilização de ferramentas como o e-commerce.
Este é o caso da Goomark, agência referência na oferta de comunicação e marketing para PME, que participou na última quinta-feira (dia 22) do e-Commerce Meeting na Associação Comercial de São Paulo, Distrital Pinheiros. O último evento do calendário do e-Commerce Meeting apresentou aos empreendedores um ciclo de palestras sobre comércio eletrônico, marketing digital e redes sociais para PMEs e contou com a participação de Luís Felipe Cota, diretor de Marketing da Goomark.
Cota revelou que a procura por serviços relacionados à estruturação do e-commerce de inúmeros empreendedores tem aumentado nos últimos meses. “Passamos a realizar pesquisas, ações de relacionamento nas redes sociais e ofertas exclusivas para PMEs interessadas em desenvolver uma comunicação pautada na venda online. O número de pessoas que começaram a buscar esse tipo de loja online já ultrapassa 30 milhões no país e as pequenas empresas começam a perceber a necessidade de fazer parte desse mercado”, avalia.
Goóc: projeto em Facebook e criação e-commerce
A Goóc, empresa reconhecida pela produção de bolsas, sapatos e acessórios ecologicamente sustentáveis, consolida negócios em e-commerce lançado em julho. Com uma linha de 3.194 produtos disponíveis pelo site, empresa acredita que o faturamento mensal do e-commerce supere o investimento inicial até o fim de 2012.
O e-commerce foi lançado em julho, mas antes de ir ao ar foi lançada uma inciativa desenvolvida em parceria com a Goomark. Primeiramente, a Goóc investiu em projeto de relacionamento com público do Facebook por meio da criação de sua pagina de fã e conquistou mais de 40 mil interações. Na pagina de fã, a equipe de Social Media da Goomark trabalho visando três pontos que considera importante: conectar, engajar e influenciar.
Para alcançá-los, foram utilizadas editorias relacionadas ao universo da marca, tais como Ecologia, Cultura Regional, Superação, Humor, um quadro chamado Pense e Repense, que visa à reflexão, e até Crowdsourcing, um modelo de produção diferenciado e coletivo.
Para Renato Hideki, Head de Mídias da Goomark, a iniciativa foi um sucesso, já que foram mais de 15 mil compartilhamentos e 23 mil likes em apenas quatro meses de trabalho. “Apostamos no projeto como uma maneira eficaz de extrair insights para a empresa, tanto na melhoria dos produtos, quanto geração de conteúdo online e monitoramento”, afirma.
Sobre a Goomark
Fundada em 2008 e composta por uma equipe jovem, criativa e inovadora, a Goomark tornou-se referência no mercado de comunicação e marketing para pequena e média empresa (PME). Oferece aos clientes toda a estrutura necessária para o crescimento das marcas por meio de Redes Sociais, Otimização de Sites e Anúncios em Buscadores, proporcionando a consolidação, liderança e fortalecimento dos negócios. Em seu primeiro ano, recebeu o selo Parceiro Certificado Google Adwords e, em 2011, gerenciou mais de 2 milhões de reais em propaganda no Google. Hoje, a empresa possui mais de 150 clientes.