No dia 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro. Fundadores de grandes startups brasileiras indicam obras que abordam assuntos sobre carreira, inovação, liderança, desenvolvimento pessoal, entre outros temas relacionados ao empreendedorismo. Confira a lista:
1. Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy
Onde os sonhos acontecem, de Robert Iger – fala sobre as histórias e os princípios de um líder visionário que transformou a Disney na maior companhia de mídia do planeta.
A regra é não ter regras, de Reed Hastings & Erin Meyer – o CEO da Netflix conta como conseguiu transformar a marca em um exemplo inigualável de criatividade e adaptação.
2. Denner Lippert, CEO da V4 Company
Cientista do Marketing, de Denner Lippert – a obra tem o objetivo de guiar e executivos a compreenderem assuntos ligados à gestão de negócios, vendas, fundamentos e campanhas de marketing digital. Com a proposta de gerar insights ao leitor para otimizar a estratégia de vendas de sua empresa, o livro apresenta um conteúdo com diversas referências práticas dos quatro pilares requeridos para o bom desempenho de uma estratégia.
3. Nilson Filatieri e Rafael Carvalho, Sócios-fundadores da HeroSpark
Paixão S.A, de Nilson Filatieri e Rafael Carvalho – o livro é indicado para qualquer pessoa que tenha vontade de empreender na internet, independentemente de profissão, ramo de mercado e experiência. A promessa dos autores é de que qualquer pessoa pode criar um produto digital de alto impacto e rentabilidade.
4. Maria Isabel Antonini, Co-CEO da Singu
Nada Easy de Tallis Gomes – A realidade de quem tenta fazer com que uma startup dê certo no Brasil. Escalar um negócio, crescer exponencialmente é o sonho de todo empreendedor, porém, como fazer isso? Além de um guia prático de como criar uma empresa e obter lucro, Tallis Gomes traz uma atualização de como os negócios estão funcionando e inovando em suas áreas e como o empreendedor poderá usar isso a seu favor.
5. Heber Carvalho, CEO do Estratégia Educacional
High Growth Handbook (Manual de Alto Crescimento), de Elad Gil – o autor entrevistou diversos empreendedores com larga experiência de mercado para criar um manual de gestão de growth, com 14 entrevistas com líderes que atravessaram períodos de crescimento acelerado.
6. Rony Meisler, CEO da AR&Co e cofundador da Reserva
Rebeldes Têm Asas Edição Especial – a obra conta sobre a concepção das campanhas e projetos da Reserva, do período de mercado na pandemia, até formar um dos maiores grupos de marcas do País junto à Arezzo&Co. Em 2017, Meisler lançou a primeira edição do livro Rebeldes Têm Asas, que se tornou best-seller, contando a história da marca e do jeito inovador, sustentável e tecnológico que vem revolucionando a moda do Brasil ao longo dos seus 15 anos de mercado.
7. Tiago Fernandes, CEO da AutoForce
O Mito do Empreendedor – Michael Gerber descreve bem nessa obra a melhor forma que um empreendedor pode preparar seus funcionários para que eles trilhem uma carreira baseada no CEO da empresa, formas de estruturar a empresa para superar eventuais turbulências; como aliar entusiasmo com inovação, para crescer sempre; estabelecer o programa de desenvolvimento que melhor se encaixe no empreendimento, visando estabilidade e solidez; manter os pés no chão com ótima rentabilidade. Foi por meio dos ensinamentos desta obra que o empresário criou a AutoForce, sua atual empresa.
Startup: Manual do Empreendedor – O guia passo a passo para construir uma grande empresa de Steve Blank. Por meio deste livro o empreendedor validou a ideia do seu atual negócio.
As Cartas de Bezos de Steve Anderson – A partir da análise das cartas enviadas aos acionistas durante mais de duas décadas, o livro revela o modo de pensar de Jeff Bezos, fundador da Amazon. Tiago Fernandes amadureceu a cultura da AutoForce seguindo as boas práticas de cultura e gestão da Amazon apresentadas neste livro.
8. Luca Cafici, CEO e fundador da InstaCarro
Get a Grip, de Gino Wickman e Mike Paton – Com personagens e situações criadas a partir de histórias e experiências coletivas de negócios, Get A Grip é uma fábula, mas que se torna totalmente verdadeira para líderes empreendedores em todo o mundo, de forma a guiá-los para colocar suas empresas no caminho certo.
9. Rudá Pellini, Cofundador e responsável pela área de novos negócios da Wise&Trust
O futuro do dinheiro, de Rudá Pellini – O best-seller é dedicado àqueles que desejam entender o movimento financeiro e se preparar para gerar riqueza em um novo cenário. A obra, à qual o autor conversou com mais de 30 especialistas em tecnologia, finanças e inovação, explica a revolução financeira a partir de três pilares: dinheiro, tecnologia e liberdade.
10. Eduardo Rocha, fundador e CEO do Klubi
Grit: The power of passion and perseverance (Garra: O poder da paixão e da perseverança), de Angela Duckworth – O livro é uma aula sobre a importância da resiliência para alcançar objetivos ambiciosos, e tem tudo a ver com o espírito necessário para empreender, missão à qual é fundamental superar inúmeros obstáculos, trabalhar duro todos os dias e seguir em frente.
11. Ray Nasser, CEO da Arthur Mining
Anticarreira, de Joseph Teperman – Partindo da indagação, “o que as pessoas precisam fazer para não serem substituídas por robôs, continuar tendo trabalho, gerarem valor e viverem uma vida com significado?”, o Anticarreira propõe ao leitor mudar sua mentalidade, abrindo-se a mudanças – que nos dias de hoje são aceleradas e constantes -, para ter mais autonomia, gerar mais valor para os outros e para si mesmo, e construir o próprio futuro.
12. Marina Castellani, fundadora e Diretora Pedagógica da Escola Mais
Blended – Michael B. Horn e Heather Staker, o livro se desenvolve como um manual para contextualizar o surgimento e disseminação das metodologias ativas. Além de ajudar gestores e professores a refletir ações necessárias em sala de aula, usando estratégias híbridas de ensino.
13. José Luiz Aliperti, fundador e CEO da Escola Mais
O coach de um trilhão de dólares – Eric Schmidt, Jonathan Rosenberg, Alan Eagle, a obra conta a história de Bill Campbell, maior coach do mundo. Seu trabalho gerou mais de um trilhão de dólares. O profissional trabalhou ao lado de Steve Jobs para salvar a Apple da falência. Ajudou Eric Schmidt, Larry Page e Sergey Brin a construírem o Google. As duas empresas sozinhas passam da marca de um trilhão, e Bill ainda orientou todos os grandes líderes e as melhores equipes do Vale do Silício.
14. Peterson F. dos Santos – CEO e fundador da Trio
The Hard Things About Hard Things – Ben Horowitz. A obra conta a trajetória profissional do Ben, que atualmente é um VC de uma das empresas mais conhecidas do mundo, a a16z. O livro é cheio de exemplos práticos de como é a vida do empreendedor ao longo das fases da carreira e retrata que a vida não são só flores. É preciso trabalhar muito para atingir os objetivos e o crucial é, com pessoas boas ao seu lado.
15. Fernando Gadotti, CEO e cofundador da DogHero
Range: Why Generalists Triumph in a Specialized World – David Epstein. O best-seller nº 1 do New York Times fala sobre como generalistas triunfam em um mundo especializado – como ter repertório de conhecimento em diversas disciplinas ajuda a atacar problemas de campos específicos. Epstein examinou os atletas, artistas, músicos, inventores, meteorologistas e cientistas de maior sucesso do mundo e descobriu que, na maioria dos campos – especialmente aqueles que são complexos e imprevisíveis –, os generalistas, não os especialistas, estão preparados para se destacar.
16. Carolina Reis, Meu Financiamento Solar
Shoe Dog – A Memoir By The Creator Of Nike (A marca da vitória – A autobiografia do criador da NIKE), de Phil Knight – Presente na lista dos mais vendidos do New York Times, a autobiografia traz um relato empresarial do cofundador e ex-CEO da Nike que, aos 24 anos de idade, em 1963, emprestou 50 dólares do pai para empreender – importando tênis do Japão para vender -, e deu origem a uma das marcas mais conhecidas e admiradas do mundo. O livro levanta importantes reflexões sobre liderança, resiliência, tentativa e erro, pontos que fazem parte da rotina dos fundadores e CEOs e precisam ser trabalhados diariamente pelos que buscam o sucesso de suas empresas.
17. Vinícius Freaza, sócio-diretor da Evolucional
Reinventando as organizações – Frederic Laloux – O livro retrata que o próximo estágio da consciência humana está em curso e vai mudar a forma como administramos nossos negócios. Com exemplos e histórias de organizações pioneiras, essa obra é leitura indispensável para líderes, empreendedores, fundadores, coaches e consultores.
18. Marcella Zambardino, sócia e diretora de produtos da Positiv.a
Liderança Shakti: O Equilíbrio do Poder Feminino e Masculino nos Negócios – Nilima Bhat, Rajendra Sisodia – O livro aborda as características de liderança que faltam na sociedade, muitas delas são atribuídas como “femininas”, como o amor, compaixão, empatia e inclusão. O mundo muitas vezes atribui liderança às características tidas como “masculinas”, que são hierárquicas e militaristas, o que pode gerar corrupção, estresse e destruição ambiental. Porém, todos temos um pouco de cada, por isso é preciso buscar o equilíbrio para executar uma liderança de qualidade.
19. Josué Alencar, diretor da Coteminas e criador do Persono
O Great One!: A Little Story about the Awesome Power of Recognition – J Richard, Dorothy Shiff, David Novak e Cristina Bourg – o livro fala sobre o poder do reconhecimento, o quanto é importante dar valor àqueles que estão presente no seu dia-a-dia e que te ajudam a crescer. O autor fala de suas experiências pessoais e profissionais de uma maneira atípica de um livro de finanças, o que pode ajudar muitas pessoas, sejam CEOs de grandes empresas ou apenas chefes de família a terem uma nova visão.
20. Cristiano Soares, country manager no Brasil da Deel, startup de gestão de pagamentos e contratos internacionais.
Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos, de Nassim Taleb – A obra confere um novo conceito à incerteza, tornando-a desejável e até mesmo necessária e fala sobre sobre como se comportar e prosperar em um mundo cheio de imprevistos. Um livro inspirador e prático que nos ensina identificar as fragilidades das empresas. O autor identificou e chama de antifrágil não só tira proveito do caos, como precisa dele para sobreviver e florescer.
Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar, Thinking, Fast and Slow (em inglês), de Daniel Kahneman – O best-seller mostra a capacidade do pensamento rápido, sua influência persuasiva em nossas decisões e até onde podemos ou não confiar nele. O livro de Kahneman explica como o funcionamento do cérebro acontece separado em 2 sistemas. O entendimento do funcionamento dessas duas formas de pensar pode ajudar em nossas decisões pessoais e profissionais.