O Brasil está no caminho do amadurecimento profissional. Conforme apurado em relatório mensal do IBGE, a taxa de ocupação no setor privado é estável. Em uma leitura mais simples, as empresas estão se posicionando no mercado para formar profissionais mais plenos. O ambiente corporativo começa a mostrar a necessidade de se manter o profissional. Já faz parte do passado a empresa que era apenas uma escola de profissionais, ou seja, o recém-formado era contratado, iniciava sua prática e depois de um tempo buscava um lugar com mais oportunidades. Hoje as empresas estão preocupadas em reter talentos e buscar soluções internas de profissionalização plena, acionando a mão de obra interna para ajudar o profissional em inicio de carreira.
A solução disso é mais fácil do que se parece. A empresa busca dentro de seu quadro de colaboradores, pessoas capacitadas e dispostas a ensinar. Cria-se o vínculo profissional dentro da corporação e propõe a troca de experiências entre profissionais plenos ou veteranos e os recém-formados. São as chamadas pontes de inteligência, conexões interpessoais que integram a vitalidade da nova geração com a solidez da experiência e da sabedoria. Estabelece assim a relação do mentoring.
Pode não parecer, mas não somos tão incipientes no assunto. Muitas empresas adotam esse modelo, apesar de alguns julgarem ser algo de difícil acesso e que deva ser mantido guardado a sete chaves. Rosa Bernhoeft, profissional especializada em carreiras, traz o conceito em “Mentoring: prática e casos – Fundamental para o desenvolvimento de carreiras”, livro da Editora Évora que pode ser definido como uma receita para projetar uma empresa no mercado através do sucesso de seus colaboradores.
Rosa ensina que resgatando antigos conceitos, a criação de lideres traz ótimos resultados entre sociedade, crescimento e mundo corporativo e explica que questionamentos, solidariedade e crescimento pessoal são primordiais na hora de se lapidar o verdadeiro líder, já que o que o colaborador busca é a realização plena.
“Mentoring: prática e casos – Fundamental para o desenvolvimento de carreiras” coloca em xeque a verdadeira função de um líder e mentor no processo de aprendizado e evidencia que se bem implantado, o mentoring é uma alavanca para o sucesso, criando funcionários críticos, felizes, atenciosos e conscientes – “o que movimenta o mentor é o impulso para que seu saber não se perca e, mais ainda, transforme a vida das pessoas, mesmo depois que ele tiver saído de cena. É o único momento em que, de certa maneira, podemos triunfar sobre a morte”.
O livro traz ainda cases de sucesso, empresas que adotaram o sistema e já colhem resultados.
“Mentoring: prática e casos – Fundamental para o desenvolvimento de carreiras” de Rosa Bernhoeft está disponível em todas as livrarias ou pelo site da editora – www.editoraevora.com.br.
SOBRE A AUTORA
Nascida em Lima, no Peru, em uma família na qual o pai lia clássicos gregos para os filhos e a mãe os ensinava a nunca tomar as coisas como definitivas, Rosa Elvira Alba de Bernhoeft formou-se em Engenharia, para logo em seguida dar uma guinada em sua trajetória. Ao graduar-se em Educação e especializar-se em Psicologia Social e Organizacional, formalizou sua inclinação ao desenvolvimento de projetos com foco na qualidade de vida de pessoas. No Brasil, Rosa fundou, em 1974, a Alba Consultoria, ainda em franca atuação. Sua experiência em temas de carreira, autodesenvolvimento, coaching,assessment e desenvolvimento de lideranças tornaram-na referência no mercado. Pioneira na introdução do mentoring no País, escreveu, em 2001, o livro Mentoring – abrindo horizontes, superando limites, construindo caminhos.
SOBRE O LIVRO
Autor: Rosa Bernhoeft
Preço: R$ 49,90
Páginas: 22