A obra ‘Liderança para a inovação: como aprender, adaptar e conduzir a transformação cultural nas organizações’, de Maria Augusta Orofino, convida o leitor a refletir sobre uma gestão estratégica e criativa
É possível alcançar um alto desempenho operacional na empresa sem abrir mão da criatividade e ainda mantendo o foco nas pessoas? Esta é a principal reflexão proposta no livro ‘Liderança para a inovação: como aprender, adaptar e conduzir a transformação cultural nas organizações’. De autoria da palestrante, pesquisadora e educadora corporativa, Maria Augusta Orofino, publicado pela Editora Alta Books, o conteúdo é composto por uma série de artigos que mapeiam desde as habilidades e os processos necessários para se promover uma mudança cultural, passando pelos modelos de negócios e as adaptações das corporações ao contexto exigido nos dias atuais. Direcionado a lideranças que atuam com inovação e gestão de pessoas, além de ambientes acadêmicos, o conteúdo organizado durante a pandemia teve como base na experiência de dez anos da escritora nas áreas de inovação, design driven, ecossistemas inovadores e metodologias ágeis. Ao todo, são quatro capítulos divididos entre as seguintes temáticas: aprender, empreender, liderar e inovar.
“O meu propósito é tornar o conhecimento acessível a todos. Portanto, decidi selecionar os melhores artigos publicados no meu site e que tiveram uma boa posição ranqueada na web, e adaptei-os para uma escrita em um tom mais editorial. O resultado foi um conteúdo técnico, mas de fácil leitura, já que os assuntos são conectados por um tema principal. Ou seja, não há a obrigatoriedade de se ler inteiro. É possível simplesmente pesquisar um assunto de interesse diretamente, por exemplo”, afirma Maria Augusta.
A escritora ainda ressalta que o livro contém muita história em sua essência visto que seu conteúdo faz parte de uma fase decisiva em sua trajetória profissional. Maria Augusta que antes empreendia no ramo de Eventos, fechou a própria empresa para ingressar em um mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, tornando-se posteriormente uma das pioneiras no ecossistema de inovação, principalmente na região de Santa Catarina, onde coordenou a implantação de 13 pólos de inovação.
“O livro trata-se de uma evolução de uma pessoa que vem fazendo mudanças em sua carreira, independente da idade. Acredito que essa história possa ser inspiração para muitas outras pessoas que duvidam de si mesmas”, revela. Entre os assuntos da obra de maior aderência do público que acompanha o trabalho da escritora e que se fazem presentes na obra, é possível encontrar protagonismo feminino, liderança inovadora e ambidestra, modelos de negócio e metodologias ágeis.
O livro pode ser encontrado no site da Editora Alta Books e nas lojas online pelo valor de R$69,90. Para mais detalhes, basta acessar o site da editora.
Maria Augusta Orofino – Formada em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Maria Augusta Orofino é palestrante, pesquisadora, educadora corporativa e escritora nas áreas de liderança, inovação, design driven, ecossistemas inovadores, metodologias ágeis, design thinking e gestão do tempo. Após dedicar-se à consultoria de implantação de ecossistemas de inovação, a executiva atualmente segue à frente da Maria Augusta Business Innovation onde atua como consultora organizacional e professora de universidades. Para mais informações, acesse: www.mariaaugusta.com.