A internet toma conta de praticamente todos os aspectos da vida da população, isso foi ainda mais potencializado em meio a pandemia. Ela mudou a maneira como as pessoas se relacionam, a forma de trabalhar e até mesmo de consumir. As pessoas estão sempre buscando informação no Google sobre produtos que desejam comprar ou para descobrir se alguma loja ou empresa é realmente confiável. Para se ter uma ideia, em 2000, o Google processava 32,8 milhões de buscas por dia, segundo o Internet Live Stats, hoje, são mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia.
Números como esses mostram o impacto que aparecer no Google pode causar para empresas de todos os segmentos. O empreendedor digital com 800 mil inscritos em seu canal no YouTube, Alex Vargas, acredita que para atrair consumidores, o tráfego orgânico gerado pelo Google precisa ser implementado com boas estratégias de SEO (Search Engine Optimization). “Uma das melhores formas de trabalhar é com o chamado “SEO On Page”, em que são trabalhadas técnicas dentro do próprio site para melhorá-lo e atrair mais buscas. As técnicas devem ser aplicadas nos sites ou conteúdos para ajudá-los a ficarem melhor posicionados, e assim, os sites começam a receber mais tráfego e, consequentemente, tem mais chances de aparecer na primeira página de buscas do Google”, explica.
Ainda de acordo com Alex Vargas, o ponto principal para quem busca atrair tráfego através de buscas no Google, é criar um conteúdo que tenha consistência. “Quando falamos de um site, uma boa dica é ter um calendário de postagens e atualizá-lo com conteúdos novos entre duas a quatro vezes por semana. Essa movimentação mostra ao Google que o site é atualizado constantemente e tem um conteúdo bom e rico em informações. São técnicas que podem ajudar bastante no rankeamento do site e nas buscas, já que o Google tende a dar mais valor para sites que tem um conteúdo constante”, exemplifica.
Para ajudar quem tem interesse em ganhar mais visibilidade no Google de forma gratuita e orgânica, o especialista lista cinco técnicas. Confira:
1. Pense em palavras-chaves: para quem deseja ter um SEO bem feito e criar um conteúdo que seja otimizado, é importante pensar em palavras-chaves referente ao tema de interesse. “A primeira coisa que pode ser feita é procurar as palavras-chaves que as pessoas estão buscando no Google sobre o assunto que a pessoa deseja tratar. Isso pode ser feito através de algumas plataformas, como o próprio planejador de palavras do Google. O principal objetivo é usar essas palavras como base para o conteúdo produzido ou até mesmo no título. Dessa forma, torna-se mais fácil que as pessoas encontrem o site enquanto buscam pelo tema de interesse.”, diz o especialista.
2. Tenha uma boa palavra-chave e Copy na Meta Description: o Meta Description é um pequeno texto que aparece junto do título e link quando se faz uma busca no Google. “É importante usar a palavra-chave nesta pequena descrição, já que ela aparecerá em negrito quando alguém procurar sobre o tema no Google, o que aumenta a taxa de cliques e a chance do seu conteúdo aparecer quando procurarem sobre o tema”, complementa.
3. Utilize cabeçalhos: para quem escreve textos e artigos, o cabeçalho pode ser usado como subtítulo do seu conteúdo. “Usar esses cabeçalhos é uma ótima forma de atrair mais leitores para o site, já que é normal que as pessoas gostem de ler conteúdos mais separados por partes. Além disso, isso dá a oportunidade de utilizar a palavra-chave também nos subtítulos algumas vezes, o que pode ajudar ainda mais no crescimento orgânico de cliques recebidos”, entende Alex.
4. Otimize o conteúdo: uma boa dica é espalhar as palavras-chaves no conteúdo, e também oferecer material extra e navegação. “Além de usar a palavra-chave em títulos e subtítulos, é importante também espalhar ela algumas vezes durante o seu texto. Dessa forma, o Google vai entender que o texto realmente fala sobre determinado assunto. Adicionar algum vídeo no conteúdo ou até mesmo download de conteúdo extra e, no fim de algum texto, colocar a recomendação de outros conteúdos já produzidos sobre o tema, faz com que a interação no site aumente e o usuário navegue e permaneça mais tempo no site”, explica.
5. Trabalhe a linkagem externa: uma das principais técnicas de SEO, a linkagem externa funciona de forma que outros sites apontam para o seu site e conteúdo por meio de links. “Para que isso aconteça, o mais necessário é criar um bom conteúdo para que outras pessoas referenciem o seu texto ou site quando falarem sobre determinado assunto. Parcerias com outros sites também podem ser uma boa opção. Essa linkagem externa ajuda a mostrar ao Google que o site é bom e a receber mais cliques, aumentando o rankeamento nas buscas”, conclui o especialista.
Sobre Nucleo Expert
O Nucleo Expert é um blog de propriedade de Alex Vargas, considerado um dos maiores especialistas em Marketing Digital do Brasil. São postados conteúdos gratuitos focados em Marketing Digital, Empreendedorismo, Produtividade e Estilo de Vida.
Sobre Alex Vargas
Alex Vargas é empreendedor digital há mais de 15 anos. Desenvolveu dezenas de negócios na Internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o Fórmula Negócio Online que é considerado o treinamento mais indicado para quem quer começar um negócio do zero. Reconhecidamente como um dos mais bem sucedidos profissionais de marketing digital do Brasil. Desenvolveu os melhores treinamentos para empreendedores digitais, profissionais de marketing e afiliados da atualidade.Reconhecido pelo mercado como um dos melhores copywriters da atualidade. Criou cartas de vendas de altíssima conversão. Desenvolveu diversos negócios na Internet. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do ano de 2019 do Afiliados Brasil.Motivador de pessoas. Aborda pontos de motivação e mindset para criação de negócios altamente lucrativos.