A martech está transformando o setor ao oferecer serviços que promovem transparência, compliance e diversidade na relação entre marcas e fornecedores
O cenário corporativo atual é marcado pelo crescimento das práticas ESG que estão transformando também todo o ecossistema de marketing. Conforme as preocupações com a sustentabilidade e responsabilidade social ganham cada vez mais relevância, as agências e áreas responsáveis pela comunicação e marketing das empresas estão buscando maneiras inovadoras e inteligentes de aplicarem boas práticas que garantam credibilidade, transparência, diversidade e eficiência.
Segundo a pesquisa Líderes de Negócio do Brasil e ESG, 92% dos executivos afirmaram que o tema é extremamente ou muito importante para o futuro dos negócios, mas apenas 16% declararam conhecer o tema em profundidade. Nesse cenário, a tecnologia e, mais recentemente, o uso da Inteligência Artificial, com sua capacidade de processamento de grandes volumes de dados, emergem como poderosos aliados capazes de conscientizar e impulsionar a transformação de todo o setor, capacitando todos os envolvidos para tomar decisões mais informadas, responsáveis e alinhadas com os valores ESG.
Um exemplo é a BPool, martech que oferece uma plataforma EGM que conecta empresas com os melhores parceiros de marketing, estúdios e agências do mercado, por meio de inteligência de dados e transparência entre plataforma, contratantes e fornecedores. “Com as nossas soluções conseguimos contribuir com a governança de todo o processo de contratação de serviços de marketing, desde o matching com um parceiro criativo, incluindo empresas e profissionais de marketing de grupos diversos, até o pagamento. É possível acompanhar cada etapa por meio dos dashboards inteligentes”, garante Daniel Prianti, cofundador e CSO da BPool.
Segundo o censo de Diversidade e Inclusão da World Federation of Advertisers (WFA), uma em cada sete pessoas que trabalham em marketing globalmente deixaria a indústria por falta de diversidade, equidade e inclusão (DEI). Com o propósito de contribuir para mudar essa realidade e sabendo da importância do tema para a sustentabilidade de todos os negócios, a martech conta com a solução 50+1, dedicada a alavancar investimentos de marketing, comunicação e publicidade junto a parceiros liderados por representantes de grupos diversos: mulheres, pessoas não-brancas, LGBTQIAPN+ e PCD’s.
“Com o 50+1, conectamos o potencial dessas agências com marcas que querem promover uma comunicação mais inclusiva e humanizada. O programa também contribui e influencia para acelerar a representatividade no mercado ao dar visibilidade para esses parceiros”, comenta Simone Gasperin, sócia da BPool.
O “matching” perfeito
De acordo com o levantamento Panorama ESG Brasil 2023, elaborado pela AMCHAM em parceria com a Humanidas, 40% das empresas que adotam práticas ESG em seu negócio têm a finalidade de reduzir os riscos ambientais, sociais e principalmente de governança. Para as área de Marketing, a BPool é a primeira plataforma EGM do país e, portanto, a única que oferece o “matching” perfeito para grandes marcas que precisam contratar serviços de múltiplos fornecedores, gerenciados e pagos por meio de uma só plataforma, uma só entidade legal e um só contrato, garantindo maior transparência e governança nos processos.
“A tecnologia de ‘matching’ que desenvolvemos é exclusiva e não existe outra plataforma que proporciona o encontro ideal para marcas que buscam criar estratégias específicas para suas necessidades de marketing e manter a governança dos processos. Empresas como Unilever, Danone, L’Oréal, Nestlé e TikTok já aderiram ao formato EGM, que oferece um processo transparente e confiável para qualquer formato de comunicação e transação”, conclui Daniel Prianti.
A solução de BPool recomenda o melhor e mais adequado parceiro de comunicação (indústria, portfólio, tamanho, verba) para cada projeto de marketing. Além disso, considera sempre a especialização certa, no tempo especificado.