Cadastro de clientes é a base para o sucesso do negócio

Especialista em Gestão e Marketing, Weder Carneiro é dentista e empreendedor, tendo formado mais de 1.300 profissionais em seus treinamentos online. Responsável por aumentar o faturamento de seus clientes em cerca de 50%, o empreendedor conta que um dos principais erros cometidos pelos gestores é não cadastrar os clientes para formar sua base de dados, além de não calcular vendas, taxas de conversão. “Saber mensurar é o princípio básico para o crescimento de uma empresa”, destaca.

Weder lembra que há softwares para as mais diversas áreas que servem como plataforma de registro dos clientes que frequentam ou se interessam pelo serviço da empresa. “É importante saber se esse cliente veio por indicação, propaganda ou ação de marketing, bem como os contatos dele”, ensina. “Se a empresa está realizando uma campanha específica, com propaganda na rádio local, por exemplo, é necessário medir a chegada de novos clientes para mensurar o resultado”. O empreendedor destaca que este trabalho tomaria muito tempo se fosse manual. “Muitos empresários subutilizam programas de cadastro de clientes, formando uma base incompleta”, alerta.

Exemplo de remarketing

Weder Carneiro exemplifica como uma empresa pode utilizar remarketing para manter comunicação com o cliente. “Em diversos pontos do país, a falta de água gerou uma demanda nova por serviços de lavanderias”, lembra. “Além de poder usar a economia de água como forma de atrair novos clientes, uma lavanderia pode cadastrar os clientes que surgem por esta demanda e entrar em contato uma semana depois, por exemplo, oferecendo uma promoção específica”, exemplifica.

O empreendedor destaca que esta forma de atuar é uma das mais eficientes, especialmente em mercados que limitam ações de marketing mais incisivas. “Na área da saúde, existem códigos de ética que precisam ser respeitados, e há outros mercados, como o do emagrecimento ou de bebidas, com limitações estabelecidas por lei”, explica. Segundo Weder, as regras devem ser sempre seguidas à risca, independente da área do negócio. “Muitos só pensam que determinadas estratégias seriam ótimas para o negócio, mas se esquecem que as regras existem para evitar problemas maiores e proteger os profissionais”, destaca.

 

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