Como o uso de Storytelling pode destacar marcas por meio da imagem

storytelling
Especialista em direção de arte conquista espaço no segmento e dá dicas sobre a importância para as marcas
Você já ouviu falar em storytelling visual? Pois é bom se acostumar com o termo, pois cada vez mais marcas estão apostando em contar histórias com significados para se aproximar de seus clientes.
A técnica baseia-se na arte de contar histórias usando recursos visuais para transmitir uma mensagem para quem a vê, gerando as mais diversas sensações. “O storytelling visual não é algo novo, esse ato de contar histórias acompanha a humanidade desde os primórdios. Os homens das cavernas já narravam os acontecimentos do seu cotidiano através das inscrições rupestres. Hoje evoluiu e temos tantas formas diferentes de contar estas histórias. Saber utilizar estes recursos da melhor forma para se aproximar dos clientes e consumidores é a chave do sucesso”, destaca Tanira Menezes, diretora de arte. 
Mas engana-se quem pensa que é um trabalho fácil e que apenas boas imagens já bastam. É necessário muita criatividade, autenticidade e originalidade, além, é claro, conhecer o produto e o seu consumidor, para se destacar no mercado atual e se conectar com seu cliente, independente do tamanho da marca e sua área. “Conseguir passar credibilidade, o propósito de sua marca, a voz da empresa, mostrar todo o diferencial que seu produto ou serviço possui é fundamental, e uma imagem adequada pode fazer isso”, destaca Tanira. 
A busca por uma direção de arte cada vez mais preparada para conectar e alinhada com as equipes de marketing e comunicação da marca tem crescido consideravelmente, afinal um filme pode trazer emoções às pessoas, uma foto pode gerar um sorriso imediato no rosto de quem a vê, um simples take de vídeo pode transmitir a essência e o propósito de uma marca para seu consumidor. Tudo isso, assegurado pela constante evolução e qualidade nas imagens. Ainda de acordo com a especialista, as empresas que estão se destacando atualmente são empresas que pegaram produtos que já existem, pensam e refletem sobre este produto e de que forma poderiam atualizá-lo para atender as necessidades das pessoas, e com criatividade transformam algo comum no mercado em um produto de sucesso.  E neste resultado final, certamente está a contribuição de uma equipe multidisciplinar que atua em prol desta imagem de marca, incluindo a direção de arte.
Representatividade feminina
Muitos podem associar a profissão a um universo mais masculino, mas o mercado está mudando. De acordo com pesquisa realizada pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), das pessoas atuando nesses cargos, somente 20% eram mulheres.  Tanira diz que ainda é pequena a parcela de mulheres à frente da direção no mercado audiovisual publicitário. “É uma batalha que precisa de firmeza, atitude e proatividade para conseguirmos ter cada vez mais mulheres nesta profissão, mas sem dúvidas estamos avançando para ganhar espaço e notoriedade na área. Recordo que tive a honra de fazer uma participação em um trabalho da Lacta e que tínhamos as três principais diretoras (Geral, Arte e Fotografia) mulheres: a Lua Voigt, a Licia Arosteguy e a Miwa Shimosakai. Foi inspirador”, completa.

Design de produção ou Direção de ArteEm 2012, a  Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood renomeou a atividade e  passou a chamar direção de arte  como “design de produção” (production design). Porém ,o conceito inexiste no Brasil, já que por aqui segue sendo chamado de “direção de arte” o trabalho responsável pela recriação de cenários, ambientações, detalhes e locações. Nome que pode ser confundido com direção de arte referente ao design gráfico. Internacionalmente, o ADG – Art Directors Guild (Sindicato dos Diretores de Arte) já reconhece a atuação do diretor de arte com a premiação em quatro categorias específicas para Cinema no Oscar.

Sobre Tanira MenezesFormada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tanira sempre foi apaixonada pela arquitetura e orgulha-se de ter atuado em escritórios renomados, além de ter o seu próprio. Em 2018, durante uma temporada de cursos em Nova York, a já versátil profissional decidiu fazer um curso de Gastronomia Plant Based e alguns no Natural Gourmet Institute, experiências que abriram portas para que trabalhasse em restaurantes estrelados como o do chef Jean-Georges, em Nova York, e San Sebastian, do chef Martin Berasategui, na Espanha, e dos chefs David e Anna Posey, em Chicago. Foi neste momento que a até então arquiteta se viu atuando em produções de food stylist e fotografia gastronômica e começou a ganhar mercado, marcando presença em campanhas cada vez maiores. Entre as marcas e projetos de destaque, está a produção de um livro de gastronomia com o chef Diego Lozano e o fotógrafo Mazza Canteras; e participar de campanhas de lançamento para grandes empresas como Electrolux, Fischer, Havaianas, Sensodyne, Yuper, Malwee, Rampinelli e outras mais.

Para Tanira, ter um olhar único para cada um dos produtos e dos clientes exige muita dedicação, muito estudo e muito trabalho, afinal, de certa forma, todas as áreas em que atua possuem a mesma essência, a mesma base. “As tendências que vemos nas passarelas de moda, encontramos também nos projetos e detalhes de arquitetura, e nos empratamentos na gastronomia, por exemplo. O estudo de áreas diversas ajuda a ampliar o olhar, ver de diferentes formas e perspectivas, abrindo o leque para novas possibilidades e tornando mais rica a construção do nosso olhar, da nossa forma de pensar e criar”, completa. 

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