Como vender o seu conhecimento durante a pandemia

Se o mundo já estava em crise antes de 2020, com a pandemia de coronavírus ela só se agravou ainda mais. No Brasil, a taxa de desemprego atingiu históricos 14,7% no primeiro trimestre de 2021, com poucas perspectivas de que algo melhore nos próximos meses.

Mas, se por um lado essa crise abalou as estruturas de muitas pessoas, por outro, também mostrou que existe a possibilidade de empreender sem precisar de grandes investimentos. Neste caso, o principal produto é o conhecimento que você tem e pode compartilhar com outras pessoas, ajudando-as a superar obstáculos pessoais e profissionais.

Do isolamento para o digital – Em 2020, nos vimos obrigados a permanecer a maior parte do tempo em casa, conciliando trabalho e vida familiar no mesmo ambiente. Para os que perderam seus empregos e até mesmo seus negócios, o impacto foi ainda maior. Afinal, a sobrevivência passou a ser a preocupação número um no dia a dia.

Porém, com mais tempo para acessar a internet e descobrir as potencialidades que o mundo digital tem a oferecer, muitas pessoas perceberam que poderiam vender seu conhecimento durante a pandemia.

Chefs de cozinha começaram a ensinar a cozinhar, matemáticos passaram a ministrar aulas e cursos preparatórios e diversos outros profissionais iniciaram seus próprios negócios de mentoria on-line. Foi assim que indústrias como a do coaching ganharam destaque no cenário mundial e puderam crescer mesmo frente a tantas adversidades. Segundo reportagem do Diário do Comércio, o setor movimentou 2,8 bilhões de dólares em 2020.

A venda de cursos também teve um salto  de crescimento em 2020, o que corrobora o crescimento do mercado baseado na venda de conhecimento. Tudo isso graças ao poder de conexão da internet, que possibilita a interação entre pessoas de todo o mundo via aplicativos web ou para smartphones.

Quebra de paradigmas – Para muitas pessoas, a mudança do mundo real para o virtual significou a quebra de muitos paradigmas. É o caso do empresário Rafael Cobra, 41 anos.

Com o início da pandemia, Rafael perdeu clientes e viu seu negócio em risco, mesmo já estando no mundo digital. Ele percebeu a necessidade de buscar orientação profissional e viu no segmento de mentorias a oportunidade para fazer a diferença e compartilhar sua experiência de vida com outras pessoas. Após passar por um programa de formação de mentores, Rafael reestruturou seu negócio e hoje ajuda outras pessoas a se tornarem mais atraentes, seguras e com autoestima elevada.

A decisão de vender seu conhecimento durante a pandemia veio a partir do autoconhecimento. “Eu tenho uma história de vida muito densa, dura e de superação, mas uma história feliz e de muitos ensinamentos. Entendi que eu tinha uma missão, que era dividir minha história e mostrar como eu fiz pra superar tanta dor.”

Para Thiago Germano, sócio-fundador da BMind, vender conhecimento é o negócio do futuro. Segundo ele, estamos sempre em busca de soluções pontuais, sobre as quais temos pouco ou nenhum conhecimento. E poder contar com um mentor que ensine o caminho para atingir nossos objetivos é encurtar distâncias e reduzir riscos.

Existem diversas possibilidades de compartilhar seu conhecimento com outras pessoas e rentabilizar essa atividade. Veja algumas opções:

Cursos onlineA maneira mais fácil de vender seu conhecimento durante a pandemia é desenvolver cursos online. Para tanto, identifique que tipo de conhecimento você domina e que seja de interesse para um grande grupo de pessoas. Em seguida, desenvolva o conteúdo do curso estruturando-o em tópicos.

Crie atividades práticas, para que seus alunos possam exercitar o que aprenderam e grave as aulas, disponibilizando-as em uma plataforma. Dentre as plataformas mais usadas atualmente, estão a Udemy, Coursera e Hotmart.

Infoprodutos – Outra maneira de vender seu conhecimento durante a pandemia é criando infoprodutos, também chamados de produtos digitais. Esses produtos podem ser e-books, planilhas, templates, apps ou qualquer outro tipo de conteúdo que possa ser vendido e distribuído de forma online.

Você pode criar infoprodutos sobre os mais variados assuntos, mas o ideal é especializar-se em um nicho, a fim de se tornar referência e construir sua reputação online.

Coaching – Como você pôde ver, o coaching é uma das atividades que mais se beneficiaram durante o período de pandemia. E o motivo é simples: cada vez mais pessoas estão buscando se desenvolver pessoal e profissionalmente, e o coach é o profissional ideal para ajudar a trilhar esse caminho.

O trabalho do coach é orientar seus clientes quanto ao estabelecimento de objetivos e metas, bem como traçar um plano de ação para atingi-los. Além disso, o coach fornece ferramentas de autoconhecimento que ajudam as pessoas a descobrirem suas habilidades e oportunidades de melhoria.

Consultoria – A consultoria é outro ramo perfeito para quem quer vender o seu conhecimento em 2021.

O papel do consultor é fornecer soluções com foco em resultados, como otimização de processos, redução de custos ou crescimento de negócios. Nesse sentido, a consultoria empresarial tem grande destaque, por isso, se você tem ampla experiência no mercado e quer vender seu conhecimento, este é um dos nichos mais promissores.

Mentoria – Além do coaching e da consultoria, temos o segmento de mentoria, que também teve um crescimento exponencial durante a pandemia. Segundo dados da ABMEN – Associação Brasileira de Mentores de Negócios, o número de profissionais da área deu um salto de 375% de 2016 para 2020. Dentre os subnichos com maior destaque estão a mentoria de negócios e a mentoria de desenvolvimento pessoal, que abarca vários ramos menores.

A vantagem da mentoria como forma de vender seu conhecimento na pandemia é que o investimento inicial é praticamente zero. Basicamente, o que você precisa é de tempo para dedicar ao desenvolvimento do seu método e, posteriormente, captar clientes online.

E considerando que uma boa parcela das ferramentas online são gratuitas, como as redes sociais, a atividade se torna perfeitamente viável para qualquer pessoa que deseje empreender neste segmento.

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