Confira as tendências do marketing digital em 2015

São muitas as maneiras pelas quais as empresas podem se aproveitar da velocidade das informações e da internet para ter a marca cada vez mais reconhecida no mercado.

Segundo Rafael Theodoro, coordenador da área digital da agência Rae,MP, estão em alta ações que envolvam geolocalização, Big Data, SEO, Facebook Offer e Internet das Coisas. “Há um mundo de possibilidades que podem ser exploradas. O segredo para que funcionem é a integração entre as ferramentas e ações”, explica.

Além disso, Theodoro conta que as melhores estratégias para atrair consumidores são: gerar conteúdos relevantes e específicos para grupos de usuários específicos, oferecer benefícios, fidelizar leads, investir em mídia paga e estar integrado entre os canais. “Ter presença em várias plataformas, mídias e dispositivos com certeza traz muito resultado, mas para que isso ocorra todos precisam trabalhar de forma integrada, com uma estratégia única e assertiva”, recomenda o profissional.

Outra dica do coordenador de mídias sociais da Rae,MP tem relação com as redes sociais. Segundo ele, não existe a fórmula perfeita e infalível para anúncios em redes sociais, mas é fundamental que quem executa as ações saiba muito bem qual é o seu público e o que ele espera da sua marca.

Theodoro recomenda que não sejam feitas apenas propagandas diretas nos perfis das redes sociais. O ideal é aproveitar a oportunidade para criar a ‘lembrança da marca’. “Elabore e publique conteúdos que tenham a ver com seu produto/serviço e os relacione. Deixe sua empresa cada vez mais próxima do usuário. Converse com ele. Sinta o que ele espera dos seus conteúdos e crie anúncios com imagens atrativas e textos diretos”.

O especialista também recomenda que seja estabelecido um bom planejamento, além de acompanhamento profissional adequado. Usar as redes também como SAC 2.0 é mais uma das possibilidades que traz vantagens. Pensando no SEO vale saber que hoje um dos principais fatores de relevância nos algoritmos dos motores de busca é o engajamento do conteúdo nas redes sociais.

Theodoro ainda recomenda que, se possível, a marca tenha uma blogueira como embaixadora da marca. É uma boa estratégia para aderir novos leads, porém, ele explica que alguns cuidados devem ser adotados, uma vez que a blogueira é uma formadora de opinião, então deve falar com propriedade sobre a marca.

No caso de e-commerces, uma dica interessante é fazer uso do remarketing. A ferramenta vai permitir que sejam exibidos anúncios para pessoas que já acessaram o site, se interessaram por alguns produtos, mas não os compraram. O remarketing vai ajudar a loja virtual a se conectar novamente com esses compradores em potencial exibindo anúncios relevantes enquanto elas navegam por outros sites.

Por fim, Theodoro recomenda atenção especial ao Big Data. “Com certeza esta ferramenta se tornará uma das mais importantes para o marketing digital, pois trará informações quase em tempo real de diversos canais, captando dados que poucas ferramentas conseguem captar. No entanto, acredito que este ano ainda será de amadurecimento e aprimoramento das ferramentas”, avalia.

De acordo com o especialista, 2015 será o ano do marketing de conteúdo aliado ao SEO e combinado a uma estratégia de inbound marketing para converter visitantes em leads, para que sejam trabalhados, gerar oportunidades e chegar ao objetivo final que é a efetivação de vendas. Além disso com os consumidores cada vez mais conectados via mobile, a previsão do eMarketer é de que 83% dos acessos à internet sejam feitos, neste ano, por meio de dispositivos móveis. “As marcas que não derem a devida atenção aos dispositivos mobile, com certeza estarão perdendo consumidores no canal digital. Por isso, desenvolver sites, blogs, landing pages, e-mails marketing em formato responsivo, aplicativos e conteúdos interativos será uma necessidade para as empresas”, prevê Theodoro.

Ele ressalta, ainda, que a forma tradicional de comercialização da mídia online está se extinguindo. O formato de compra de espaço simplesmente orientado pela audiência x preço não corresponde mais as expectativas dos anunciantes. Com isso, a Mídia Programática vem ganhando espaço. Theodoro explica que com a ferramenta é possível ter acesso ao perfil do usuário e optar por veicular as campanhas apenas para usuários relevantes, que já possuem um histórico de navegação, com interesses e afinidades em relação ao produto ou serviços que irá anunciar. A comercialização dessa plataforma acontece em tempo real, em forma de leilão, bem parecido com a bolsa de valores.  “Ela identifica no ambiente online onde estão os usuários que podem ter interesse em seu produto e, em milésimos de segundos, pesquisa em quais veículos haverá uma entrega pelo melhor custo, dentro da verba disponível do cliente. Assim, há uma boa chance de otimização dos investimentos, evitando que os anúncios apareçam para qualquer pessoa que estiver navegando por qualquer site, apenas gerando impressões e falando diretamente com quem já tem a pretensão de comprar naquele momento. A possibilidade de conversão é muito maior.”

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