Não é de hoje que o empreendedorismo digital vem sendo amplamente discutido, as diversas tecnologias apresentadas no mercado se tornaram melhores amigas daqueles que adoram inovar e querem ir além dos limites dos negócios comuns.
Para Alexandre Simões, estrategista de Marketing Digital, o contato com a internet começou em 1998, quando foi fazer um curso de informática e se apaixonou por computadores. Logo de cara se destacou entre os alunos, e então foi convidado para virar professor na escola, antes mesmo de terminar o curso.
Nascido na periferia de São Paulo, no bairro da Água Funda, Alexandre estudou em escola pública a vida inteira e teve que trabalhar desde cedo para ajudar nas contas domésticas e sobretudo para concretizar seus sonhos.
Seu perfil empreendedor foi notado desde sempre pela família, aos 6 anos já apresentava vocação para os negócios tentando vender geladinho na porta de casa.
Ao longo dos anos a vida o tornou empreendedor, produtor, músico, criativo, consultor, estrategista em marketing digital. “Atualmente sou CEO e um dos fundadores de uma agência de marketing a Alka Digital com sede em Boston e em São Paulo. A agência foi fundada em 2000, passou por grandes desafios e somente se consolidou com a minha ida para os Estados Unidos” apresenta Alexandre.
Paralelo à internet, Alexandre também se jogou no ramo das artes, fundando um grupo de rap e um portal online em 1999 chamado Mundo da Rua, que foi um dos precursores do Hip Hop brasileiro na internet.
Com a vida agitada e os altos valores de cursos da época, lembrando que não existia Prouni e outros incentivos a entrada na universidade, o atual estrategista entrou e saiu de 5 faculdades diferentes. Mas sempre se desafiando e crescendo, Alexandre mostra ao mundo que não só de formação acadêmica se constrói um profissional de sucesso. Apesar de não ter concluído as faculdades nunca desistiu da busca de conhecimento, em 2018 fez um curso de Design Thinking no MIT. “Eu tive a ousadia de empreender em diferentes áreas, desenvolvi muitos projetos para bandas, empresários, veículos de comunicação e instituições, ao longo dos anos me tornei versátil, o trabalho me ajudou a ter experiência e os cursos de menor duração a me aperfeiçoar no que era preciso, o que só me ajudou a compartilhar o conhecimento com os novos empreendedores” expõe.
E como Alexandre foi parar nos Estados Unidos? “A viagem aos Estados Unidos era de curta duração, mas a experiência de alguns dias me gerou um insight” relembra. Já que ele teria que retornar ao Brasil para continuar os negócios, aproveitou para ganhar fluência no Inglês. Assim, ele e sua esposa decidiram aplicar para um visto de estudante e ficar durante um ano estudando.
No início de 2016 junto com sua esposa, após passar por uma tragédia que o impactou, decidiu reorganizou os negócios da Alka Digital nos Estados Unidos. Então abriu um pequeno escritório e em pouco tempo transformou-se em referência no mercado. Assim pode ajudar diversas empresas brasileiras, americanas e russas, a atingirem resultados extremamente expressivos.
E o sucesso não para por aí, em pleno 2020 Alexandre continua empreendendo e se consolidou no Marketing Digital, criando projetos novos e crescendo mesmo diante da retração dos mercados no mundo.