Fabiana Ramos (foto em destaque), CEO da Pine e especialista no assunto, ensina como desenvolver materiais eficazes que impulsionam o engajamento e aceleram a jornada do cliente até a conversão
Em um cenário de mercado cada vez mais competitivo, onde a atenção dos consumidores é disputada em múltiplas telas e formatos, a habilidade de uma empresa de se destacar e ser lembrada é uma das maiores dores para líderes de comunicação e marketing. Segundo Fabiana Ramos, CEO da Pine, agência de comunicação especializada em PR e conteúdo estratégico para marcas inovadoras, a chave para superar a saturação de informações e transformar a atenção em resultados de negócio reside na criação de conteúdo de qualidade e com propósito.
Atrelado a isso, de acordo com a 5ª edição da pesquisa Content Trends, da Rock Content, organizações que seguem esse racional recebem 1,3 vezes mais visitas e geram 1,4 vezes mais leads. “Embora tenha se tornado mais fácil para as marcas aparecerem para o consumidor, essa mesma facilidade se estende à concorrência, resultando em um excesso de estratégias repetitivas. Por isso, para se diferenciar, as empresas devem buscar um equilíbrio entre autoridade e criatividade, destacando mensagens relevantes nos canais certos e sabendo quando usar a imagem institucional ou dar voz a executivos, influenciadores e especialistas. Ou seja, sem depender apenas dos custos de leilões de mídia”, afirma a CEO da Pine.
Neste sentido, Fabiana aponta 5 caminhos para que as empresas se diferenciem dos concorrentes e agreguem valor à comunicação da marca nos conteúdos.
1 – As narrativas têm poder estratégico
“O storytelling é uma estratégia poderosa para gerar negócios, pois uma boa história, quando bem contada, alimenta redes sociais, fortalece o discurso comercial, inspira equipes e influencia o mercado. É a autenticidade de uma história única, verdadeira e relevante que a faz sobressair, transformando o conteúdo em um ativo de valor que atrai, educa e convence, preparando o público para a abordagem comercial com maior chance de sucesso”, pontua a executiva.
2 – Estabelecer profundidade, empatia e mostrar propósito para o cliente é crucial
Em um mundo repleto de estímulos e informações, as marcas que conseguem estabelecer relações significativas com seu público são as que mais prosperam. “Uma mensagem isolada não é suficiente, a marca precisa se posicionar como parceira do público, auxiliando na tomada de decisão e construindo conexões genuínas”, afirma Fabiana. Esse tipo de proximidade fortalece o relacionamento, facilitando o engajamento e transformando consumidores em verdadeiros defensores da marca.
3 – Originalidade e intenção se destacam na comunicação
“As empresas de destaque na construção de narrativas escolhem temas e formatos que refletem o que só elas podem dizer, de forma única”, reitera a CEO Para ela, as organizações que alcançam destaque são aquelas que compreendem sua essência e traduzem isso em narrativas exclusivas. “Essa originalidade não deve ser apenas estética, mas intencional, ou seja, cada mensagem, formato e canal são escolhidos estrategicamente para reforçar a singularidade da marca e criar experiências diferenciadas”, complementa.
4 – Entendimento do público é a chave para saber se a estratégia está funcionando
“O conteúdo estratégico nasce de uma compreensão real de quem está do outro lado da tela, incorporando feedbacks e utilizando uma linguagem que o público entenda, sem abrir mão da essência da marca. Conhecer profundamente o público-alvo é um dos pilares para o sucesso da comunicação.”, aponta.
5 – Propriedade e clareza ganham o cliente
Consumidores percebem quando há vivência e repertório, características que criam vínculos duradouros com a marca, sua proposta ou história. Essa propriedade transmite segurança e credibilidade, elementos essenciais para conquistar a confiança do público. A clareza evita ruídos e mal-entendidos, facilitando a transmissão dos valores e propósitos da marca, o que contribui para a construção de uma imagem sólida e respeitada no mercado.
“No fim das contas, quem sabe contar boas histórias e tem algo relevante a dizer não só constrói reputação, mas também fecha negócios. Quando conteúdo e negócio andam juntos, os resultados são mais fortes, rápidos e sustentáveis, potencializando a estratégia comercial em vez de substituí-la”, conclui a CEO da Pine.



