André Cruz (foto em destaque), CEO da Digital Manager Guru, cita insights como planejamento antecipado, definição do público-alvo e outras táticas para turbinar resultados no segmento
O marketing para eventos está em ascensão como uma das estratégias mais eficazes para atrair, engajar e converter participantes, além de garantir o sucesso de conferências, workshops, seminários, lançamentos de produtos e muito mais. Segundo a Daedal Research, o setor está projetado para atingir mais de US$36 bilhões até 2026, e tornou-se ferramenta indispensável para empresas que buscam aumentar a visibilidade, gerar leads qualificados e fortalecer a marca. Para suprir essa demanda do mercado, a Digital Manager Guru, plataforma de checkout e gestão de vendas online, entrou nesse setor com o lançamento do sistema de gestão de ingressos, que atende organizadores de eventos como congressos, mentorias, treinamentos e simpósios.
Seja online ou presencial, o marketing de eventos tem o potencial de cativar a audiência, promover networking, estabelecer parcerias, engajar novos clientes e reforçar as relações com os atuais. Este tipo de estratégia não se limita a uma fase específica, mas requer abordagem que abrange o planejamento antes, durante e após o evento. Para isso, André Cruz, CEO e cofundador da Digital Manager Guru, separou 6 dicas sobre como implementar o marketing de eventos de maneira eficaz:
1- Planejamento antecipado
De acordo com André, um planejamento proativo é crucial para o sucesso do evento: “Organize as partes essenciais e priorize a automatização dos processos para reduzir erros e aumentar a eficiência, desde a fase de vendas até a conclusão”, complementa.
2- Definição do público-alvo
Identificar o público-alvo é fundamental para o sucesso do evento. Embora esse tipo de ocasião possa atrair pessoas de diferentes nichos, é crucial focar em uma persona específica, que deve ser a representação fictícia do cliente ideal para o negócio, baseada em dados reais e detalhados. “Isso permitirá que você personalize sua comunicação, atraia o público certo e aumente as chances de conversão”, explica o CEO.
3- Criação de um site ou landing page
Um site ou landing page é o ponto de encontro entre a marca e os clientes, ou seja, onde eles devem encontrar todas as informações essenciais sobre o evento, como data, horário, local ou plataforma, e conteúdo.
4- Parcerias e colaborações
Para garantir parcerias e colaborações que realmente impactem o sucesso do evento, é fundamental adotar uma postura proativa. “Neste sentido, é muito importante não esperar que as oportunidades venham até você; tome a iniciativa e apresente propostas claras, com termos e condições bem definidos. Busque parceiros em segmentos que complementem o seu, agregando valor mútuo e tornando a colaboração verdadeiramente eficaz “, pontua André.
5- Criação de conteúdo relevante
A produção de conteúdo relevante é essencial para atrair e engajar o público antes, durante e após o evento. De acordo com o especialista, essa é uma das estratégias de ações de marketing de relacionamento. “Desenvolva materiais que eduquem, inspirem e mantenham o interesse dos participantes, como artigos, vídeos, infográficos e webinars, isso faz com que a marca seja cada vez mais relevante”, complementa.
6– Uso de influenciadores digitais e ações pós-evento
Colaborar com influenciadores é uma maneira de aumentar a visibilidade e atratividade do evento, mas André explica que é importante alinhar com cuidado quem serão eles: “Identifique influenciadores que tenham uma audiência alinhada com seu público-alvo e que possam agregar valor à ocasião, não faça parcerias apenas por fazer”, alerta. Além disso, as ações pós-evento também podem ser estratégias positivas, ajudando a o sucesso, além de manter o relacionamento com os participantes e preparar o terreno para futuras ocasiões..
“O marketing de eventos é essencial para empresas que desejam se conectar de maneira significativa com o público e garantir o sucesso das iniciativas. À medida que o setor continua a crescer, adotar abordagens estratégicas e personalizadas torna-se cada vez mais crucial”, finaliza o fundador da Guru.