Marketing digital impulsiona agências no interior do país

São Paulo é o centro econômico brasileiro e o local em que estão concentradas as maiores agências de publicidade e de marketing do país. Sete das oito agências digitais destacadas na última pesquisa Agência Scope, segundo a opinião dos anunciantes, são da capital paulista e apenas uma fora do centro, em Porto Alegre (RS). As empresas lideram os rankings do estudo, que entrevistou 405 vice-presidentes, diretores e gerentes de marketing de mais de 300 empresas, em 2015.

Mas, assim como o movimento migratório nos últimos anos (IBGE), muitas agências de cidades do interior ganham espaço nacional quando o assunto é marketing digital. Cada vez mais empreendedores saem dos grandes centros e investem em qualidade de vida e custos mais acessíveis oferecidos por essas pequenas cidades. De acordo com o Índice de Cidade Empreendedoras (ICE), da Endeavor, seis dos dez municípios mais bem colocadas no índice geral não são capitais. Se, por um lado há cada vez mais desenvolvimento empresarial no interior, as agências têm novas alternativas para prospectar clientes.

Muitas empresas sequer sabem das oportunidades que podem ser alcançadas a partir da prestação de serviços digitais, como o marketing digital, por exemplo. Segundo Gabriel Schuler, da Resultados Digitais, as pequenas agências do interior ou de capitais menores precisam se estruturar para atender os clientes da melhor maneira possível. “Elas acabam se diferenciando pela sua estrutura, sendo mais enxutas, mas também mais ágeis como modelo de negócio, e usam isso a seu favor. Assim, conseguem atingir clientes também de pequeno e médio porte, que muitas vezes não são o público das grandes agências nos grandes centros, mas em maior quantidade e fazendo um trabalho de relevância nacional.”

Prova de que agências de pequenas cidades têm chance de se destacar nacionalmente é a AstrusWeb, do município de Erechim (RS). Por meio dos serviços prestados, a agência ampliou em 25% o aumento da receita em 2016 e obteve 25% de crescimento em novos clientes recorrentes. Isso tudo foi possível graças ao atendimento sem fronteiras característicos dessas pequenas agências, que incentivam o acordo com clientes de não atendimento presencial, um sistema de compartilhamento digital eficiente e formas mais rápidas de comunicação das entregas, como Slack, Skype e Google Hangouts, por exemplo.

Por esses e outros resultados, a empresa foi vencedora do prêmio Agências de Resultados na categoria “Agência do Ano”, em 2016. A AstrusWeb recebeu o prêmio no maior evento de marketing digital e vendas da América Latina, o RD Summit, e conta com cases de sucesso relevantes. “O reconhecimento de nosso trabalho e o crescimento da agência em 2016 foi uma consequência de um processo de reestruturação que vinha acontecendo há alguns anos. Mudamos nosso posicionamento, passamos a oferecer novos serviços integrados, a nos preocupar com o resultado de nossos clientes e com o sucesso de todos que confiam em nosso trabalho. Percebemos que não há limitações geográficas que possam impedir as agências de ofertarem resultados e conquistar novos clientes, ampliando o potencial e visão de mercado”, afirma Vanderlei Carminatti, CEO da AstrusWeb.

Ainda de acordo com Schuler, as pequenas agências podem competir com as grandes, desde que tenham o conhecimento necessário e foquem em propostas com resultados reais para cada cliente prestando um serviço nichado. “As pequenas e médias agências se adequam para entregar os melhores serviços e aproveitam o crescimento do setor para escalar até nacionalmente. Da mesma maneira, algumas grandes agências podem criar modelos de atendimento em escala para não perder nenhum espaço. O que vemos é que o mercado está ávido por serviços digitais cada vez melhores e é essa capacidade que todos os tipos de agências precisam mostrar aos prospects e clientes”, finaliza.

Facebook
Twitter
LinkedIn