Martech presente em 10 países prevê dobrar de tamanho em 2024

A BPool soma mais de 70 marcas atendidas pela sua plataforma

Sai a burocracia e morosidade, entra a tecnologia e eficiência. É com essa proposta que a startup BPool tem transformado a contratação de serviços de marketing nos últimos cinco anos. Por meio de uma tecnologia exclusiva de “matching”, a plataforma que atua no modelo Enterprise Gateway Marketplace (EGM), já uniu cerca de 70 clientes a um ecossistema de 1500 agências especializadas e independentes, além de oferecer hiper curadoria na contratação de mais de 4 mil talentos freelancers por meio da Ollo.

Em 2023, chegamos a 10 países da América Latina, além dos Estados Unidos, com trabalhos mediados para grandes corporações, como Unilever, Pepsico, Google, TikTok Novartis, Casas Bahia, L’Oréal, AkzoNobel e Reckitt. Vemos que a alta taxa de adoção da plataforma se justifica porque resolvemos  dois problemas com uma só tecnologia. De um lado, os times de marketing podem se conectar a uma maior quantidade de parceiros para uma escolha mais ágil e personalizada do fornecedor. E, do outro, os times de compras ganham mais segurança e eficiência para garantir o cumprimento dos processos de Compliance das companhias”, destaca Daniel Prianti, co-fundador e co-CEO da BPool.

Para acelerar o crescimento em 2024, a marca irá investir em novas funcionalidades da plataforma e na ampliação da sua cartela de parceiros. Em 2023, as agências Euphoria, MGNT, Speakeasy e Studio Tempo foram  alguns dos parceiros que passaram a fazer parte da plataforma e a expectativa é somar novas expertises para continuar oferecendo todos os tipos de solução para a complexidade dos atuais desafios de marketing.

Atualmente, há quatro módulos disponíveis na plataforma: Marketplace (mais de 300 assets pré-precificados); Proposals (para contratações de projetos  de live marketing, como eventos e ativações); o recém-lançado BPay (que acelera os pagamentos de fornecedores sem a necessidade de novos cadastros, com menos taxas e sem bitributação); e o serviço de freelancers e squads, gerido pela Ollo, plataforma adquirida pela BPool em 2022.

Vista como mais do que um módulo, a Ollo traz a hiper curadoria para a gestão de talentos em marketing, design e tecnologia, complementando o portfólio de serviços oferecidos pela BPool para acelerar negócios e impactar resultados. Recentemente, a Ollo lançou sua primeira spin-off, a Social Talent, extrapolando sua comprovada metodologia de hiper curadoria para viabilizar que marcas se conectem aos melhores criadores de conteúdo.

BPay: uma das novidades para 2024

“Uma das novidades que prevemos para o primeiro semestre de 2024 é a evolução do BPay, com a inclusão da funcionalidade de antecipação de pagamentos para agências. Essa é uma das principais dores do mercado, visto que, usualmente, o prazo para faturamento e pagamento do fornecedor chega a 90 dias ou mais em alguns casos”, ressalta Beto Sirotsky, que também exerce a função de cofundador e co-CEO da BPool junto com Daniel.

Com a expansão do BPay e os investimentos em funcionalidades que utilizam inteligência artificial para otimização de processos internos e melhoria de experiência para usuários, a BPool espera aumentar os projetos fechados utilizando a plataforma até o final de 2024.

Como funciona a tecnologia de matching

Dentro da plataforma, os mais de 1500 parceiros da BPool são homologados por inúmeros critérios, como expertise, experiência em categorias específicas e histórico de trabalho. No início da busca, o cliente já pode definir um pacote de serviços com preço pré-estabelecido e aprovado pela área de Compras. O algoritmo, então, faz um cruzamento entre a necessidade do usuário e quem oferece determinada especialidade, recomendando a cada demanda os três parceiros mais adequados.

“Como as condições já foram pré-estabelecidas entre a área de compras da plataforma e a BPool, os profissionais de marketing ganham agilidade para iniciar um projeto com um novo parceiro especialista em até 48 horas. Todos os parceiros são  acionados via um único contrato e uma única homologação, o que resulta em um processo extremamente ágil para o contratante e na redução do número de cadastros feito por Compras”, explica Beto.

No módulo de Proposals, também é possível manter um histórico comparativo de propostas de diferentes fornecedores, além de gerar uma base de todas as linhas dos orçamentos das  ações e eventos. Esse processo mantém o histórico e a base de dados organizada para auditorias futuras além de facilitar as negociações.

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