Pine PR e Pine On passam a fazer parte da holding Pine, que integra frentes de PR e conteúdo para marcas inovadoras
A Pine PR apresenta a Pine, holding de comunicação que integra frentes de PR e conteúdo para marcas inovadoras, e lança a Pine On, agência pioneira com foco exclusivo em conteúdo B2B e também para serviços profissionais.
Com esse movimento estratégico, a Pine se consolida como um ecossistema completo de comunicação corporativa, que agora abriga duas agências complementares:
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Pine PR, referência em assessoria de imprensa para tecnologia e PR para empresas inovadoras, reconhecida por sua atuação com marcas líderes em inovação e transformação digital;
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Pine On, criada para atender à crescente demanda por conteúdo estratégico B2B e serviços profissionais, com foco em geração de autoridade, apoio ao funil de marketing e conexão direta com os objetivos comerciais de negócios complexos.
O lançamento da holding reforça o posicionamento da Pine como uma das agências de PR mais inovadoras do mercado, oferecendo soluções integradas para marcas que lideram o futuro. Ao combinar assessoria de imprensa e PR com produção de conteúdo especializado, a Pine entrega valor em todas as frentes da comunicação — da construção de reputação à conversão.
“Após uma análise aprofundada do mercado, dediquei os últimos meses a transformar a Pine On em realidade. Ficou evidente a oportunidade de unir minha experiência com consultorias e mais de 15 setores da economia para apoiar empresas B2B e de serviços que precisam de conteúdo estratégico e especializado para acelerar seus resultados. Mais do que isso, enxerguei a necessidade de entregar essa solução dentro de uma estrutura integrada, capaz de resolver o desafio da fragmentação entre diferentes frentes de comunicação”, compartilha Helena Prado (foto em destaque), presidente executiva e sócia-fundadora da Pine.
Com cerca de 20 anos de experiência em comunicação e construção de marca, Helena já atuou com empresas nacionais e internacionais — de startups a grandes corporações — e traz no currículo passagens por organizações como a EY (Ernst & Young), onde teve contato direto com os desafios de comunicação de empresas de serviços profissionais.
Mercado B2B e serviços profissionais
De acordo com uma pesquisa da FocusVision, clientes B2B consomem, em média, 13 peças de conteúdo antes de tomar uma decisão de compra — sendo oito fornecidas pela própria marca (como whitepapers, artigos, vídeos, webinars, estudos de caso etc.). e cinco de fontes externas. A jornada é longa e envolve múltiplos decisores, com o processo de compra se estendendo, em geral, por duas a seis semanas. Esse comportamento é especialmente evidente no setor de serviços profissionais, como consultorias, onde a decisão de contratação exige alto grau de confiança, profundidade técnica e clareza sobre o impacto do serviço no negócio.
Neste cenário, a Pine On surge como uma resposta às necessidades do segmento B2B e das empresas de serviços profissionais oferecendo estratégias de conteúdo sob medida para cada etapa da jornada do cliente — da construção de autoridade à geração de demanda e conversão. O foco está em criar materiais que não apenas informem, mas também conduzam o público até a tomada de decisão, sempre alinhados aos objetivos comerciais da marca.
“Essa abordagem não apenas atrai, engaja e converte o público-alvo ao longo de toda a jornada, como também mantém o relacionamento ativo após a conversão, fortalecendo vínculos e impulsionando a fidelização. No mercado, não existem outras agências com foco exclusivo em conteúdo para serviços profissionais e B2B, que ainda integrem esse trabalho a um planejamento de PR estrategicamente alinhado a esse tipo de negócio. Estamos preenchendo essa lacuna com soluções 100% personalizadas, que conectam conteúdo, reputação e resultado em uma única estratégia de comunicação”, destaca Helena.
Pine On
Para liderar a nova unidade, Gabriel Ferreira retorna à Pine, assumindo o posto de Head de Conteúdo da Pine On. O profissional acumula experiências como repórter, assessor de imprensa e gestor de marketing em empresas como ACE Startups, Future Dojo e Allianz Parque, além de ser professor da ESPM-SP (Escola Superior de Propaganda e Marketing). “Além da ampla vivência que tem no setor e conhecimento do mercado B2B e de serviços, o Gabriel é um profissional completo, com expertise na liderança de times criativos”, enfatiza a sócia-fundadora da Pine.
“Ao longo de minha trajetória, tive contato com centenas de startups, o que despertou meu interesse por metodologias ágeis e growth marketing — temas nos quais me especializei. Ainda assim, o desejo de contar boas histórias me trouxe de volta à área de produção, agora com essa visão mais completa que as experiências anteriores me trouxeram. Apostar em estratégia e estar sempre de olho nas tendências é fundamental para potencializar os objetivos das empresas, criar conexões e envolver os públicos-alvo de maneira assertiva”, complementa Gabriel.
A Pine On oferece soluções sob medida para empresas B2B com diferentes desafios estratégicos, desde a construção de autoridade para executivos C-Level e posicionamento de marca, até o desenvolvimento de estratégias orientadas à geração de demanda e relacionamento direto com decisores de negócio. Com foco em resultados tangíveis, a agência atua como aliada de times de marketing e vendas, incluindo ações de apoio a SDRs e iniciativas de ABM (Account-Based Marketing), conectando conteúdo de alto valor às prioridades comerciais das empresas.
Entre os serviços oferecidos estão: criação de trilhas de conteúdo personalizadas para diferentes perfis de público, produção de white papers e estudos setoriais, desenvolvimento de canais proprietários (como podcasts, newsletters e eventos), gestão de redes sociais corporativas e de executivos, além de treinamento de porta-vozes e materiais de apoio para apresentações comerciais. Todos os serviços podem ser contratados de forma modular ou integrada, de acordo com os objetivos e maturidade de cada organização — e também podem ser combinados às estratégias de PR da Pine PR, ampliando o alcance e a coerência das ações de comunicação da marca.
“Nossa expectativa é crescer ainda mais este ano. Após o lançamento, o próximo passo será intensificar a capacitação da nossa equipe para integrar ferramentas de inteligência artificial às estratégias de conteúdo, um processo que já está em desenvolvimento. Estamos entusiasmados com essa nova fase e preparados para impulsionar os resultados dos nossos clientes”, afirma Fabiana Ramos, CEO da Pine.
Ao integrar a Pine On com a expertise em reputação da Pine PR, o ecossistema da Pine passa a oferecer uma solução completa, capaz de produzir tanto conteúdo proprietário de alto valor, quanto garantir presença estratégica em fontes externas de credibilidade, unindo o melhor do PR e do marketing de conteúdo em uma só estrutura.