Produtividade x Eficiência: Especialista indica estratégias para otimizar rotina no marketing

Confira três dicas que, aliadas à tecnologia, podem potencializar o trabalho do marketing no dia a dia

Com o avanço na era digital, o marketing passou a contar com novas tecnologias para os mais variados propósitos. Mas, apesar da explosão dessas ferramentas, a falta de integração e personalização acaba complicando a vida dos profissionais de marketing, que já lidam com uma enxurrada de demandas. Além disso, uma pesquisa recente da RD Station revelou que 45% dos times ainda não têm processos bem definidos.

Para sobreviver nesse mercado competitivo, usar as ferramentas certas de marketing pode transformar não só os resultados, mas também a dinâmica de trabalho das equipes. “Hoje, temos mais de 10 mil ferramentas disponíveis, mas 56% ficam engavetadas e não são utilizadas pelo marketing. Isso acontece porque foram desenvolvidas de forma genérica e não são capazes de solucionar os principais desafios. A rotina do profissional vira um verdadeiro caos, tendo que administrar diversas demandas e ainda conduzir a gestão dessas ferramentas, prejudicando o foco e a produtividade. Por isso a plataforma especializada veio para preencher essa lacuna, olhando para as dores da área de maneira específica e assertiva”, comenta Victor Dellorto (foto em destaque), CEO e fundador da Deskfy, primeira plataforma especializada em processos de marketing do Brasil. 

Para Victor, a solução é justamente buscar um processo que considere e respeite o dinamismo dessa profissão. Por isso, o executivo trouxe 3 estratégias que aliadas à tecnologia potencializam o trabalho do marketing. Confira:

Seja Data-Driven sobre seus processos no marketing
Mensurar a rotina com dados e tomar decisões a partir dessa análise é essencial. Ao acompanhar as solicitações, índice de refação, tempo de entrega e produtividade é possível identificar o engajamento em campanhas, formatos e adesão de times nos materiais disponibilizados. Desta forma, é mais simples apostar em uma estratégia que tem funcionado e identificar gargalos que podem ser melhorados. “É muito importante ter uma análise abrangente do desempenho das operações de marketing, principalmente porque isso pode ter reflexo na redução de custos, seja pela eliminação de processos ineficientes ou até mesmo a diminuição de índices de refação”, complementa o executivo.

Por outro lado, ter essa cultura data driven também gera impactos no negócio como um todo. Uma pesquisa da McKinsey demonstra que empresas que usam dados de forma intensiva crescem em torno de 15% a 25% em relação à média de mercado.

Tenha todas as informações e processos centralizados
O trabalho do marketing não é linear, sendo assim, é essencial estruturar processos e informações. Unificar o fluxo de solicitações, visualizar com clareza as atividades e seus status, centralizar as solicitações recebidas pelo marketing, tudo isso sem ter mil abas abertas no navegador pode ser um desafio. Desse modo, é importante investir em plataformas especializadas  que foram desenvolvidas  para trazer essa facilidade aos profissionais, os libertando de rotinas caóticas, fruto da sobrecarga e do uso de várias ferramentas genéricas.

Elimine tarefas repetitivas e aposte em automação
A automação do fluxo de marketing é uma tendência, possibilitando que processos de trabalho sejam focados nas necessidades das equipes, reduzindo refação, ineficiência e gerando até mesmo um ambiente mais saudável. 

“Já parou para pensar o quanto custa para o seu time perder tempo com tarefas repetitivas e com refação? O verdadeiro custo está na ineficiência daqueles profissionais. Se uma equipe custa R$100 mil/mês, com 48% de refação, são R$48 mil desperdiçados mensalmente. No marketing isso representa falta de espaço para ser estratégico e criativo em um mercado em que se destacar tem sido cada vez mais necessário. E não é só isso, tem toda questão de bem-estar das equipes. Para combater essas ineficiências, apostamos 100% na tecnologia. Foi com esse objetivo que criei a Deskfy, seis anos atrás e seguimos transformando essa gestão do workflow de marketing em mais de 200  empresas como Tramontina, Bob’s, Levi’s, entre outras”, finaliza Victor Dellorto.

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