Profissional aponta futuro do marketing e tendências emergentes para 2024

Pesquisas da Kantar e Warc mostram um aumento no orçamento em marketing e oferecem orientações importantes para os profissionais otimizarem estratégias de crescimento

O mais recente relatório da Kantar, empresa especialista em dados, insights e consultoria, apresenta as principais tendências de marketing para o próximo ano. Denominado “Marketing Trends 2024”, o levantamento integra dados atitudinais e de desempenho, proporcionando orientações importantes para os profissionais do setor otimizarem suas estratégias de crescimento. Além disso, o relatório da Warc, intitulado “The Voice of the Marketer 2024”, aponta que 61% dos profissionais de marketing esperam que os negócios sejam melhores em 2024 e 41% deles acreditam que os orçamentos de marketing aumentarão. Dentro desse quadro de crescimento, é importante entender quais são as principais tendências do setor para 2024.

Ainda segundo o estudo da Warc, o setor prevê um aumento de 8,2% no investimento global em marketing até 2024, superando a marca de US$ 1 bilhão e indicando que a tendência predominante no mercado será o contínuo investimento em canais digitais, o que leva os profissionais de marketing a manter os planos de ampliar os investimentos em redes sociais, vídeo online e dispositivos móveis. “É verdade que há uma grande preocupação dos profissionais de marketing com o impacto de uma recessão econômica, porém também existe um sentimento otimista em relação ao ambiente de negócios e aos orçamentos de marketing para 2024, já que essa é uma área que cada vez mais ganha visibilidade nas estratégias de empresas de todos os portes e atuações”, conta o palestrante e especialista em marketing, Gabriel Pianaro (foto).

Principais tendências de marketing para 2024:

Utilização da Inteligência Artificial no processo criativo

Segundo a pesquisa da Kantar, mais de dois terços (67%) dos profissionais de marketing expressam otimismo em relação às perspectivas da IA generativa. “A automação e a Inteligência Artificial (IA) despontam como grandes apostas. Além disso, os dados tornaram-se verdadeiros tesouros, sendo componentes valiosos e indispensáveis para que as equipes de marketing e vendas atuem de maneira precisa e eficiente. À medida que a indústria explora essa tecnologia para o desenvolvimento criativo, torna-se importante compreender profundamente a eficácia desse recurso, uma necessidade que se intensificará no próximo ano e nos anos futuros”, conta Gabriel.

Enfoque nos valores culturais

Os consumidores apresentam crescente exigência em relação às marcas, sendo assim, iniciativas que abordam e exploram os valores culturais ganharão ainda mais destaque em 2024. Isso se deve ao fato de que 80% dos consumidores globais expressam disposição para fazer um esforço adicional ao comprar de empresas que apoiam causas relevantes para eles. “Nesse contexto, torna-se fundamental considerar a gestão de riscos no planejamento de marketing e garantir que as marcas estejam plenamente informadas sobre as questões mais amplas da sociedade”, afirma o especialista.

Gestão de mensagens diante da cultura do cancelamento

O ano seguinte será propício para as empresas que assumem posições claras em relação a questões sociais e ambientais, mantendo consistência com sua identidade de marca, mesmo que isso possa gerar controvérsias. “Ser autêntico e tomar posição em temas relevantes para a sociedade abrirá caminho para estabelecer uma conexão emocional sólida com os consumidores”, conta Gabriel.

Maior competição pela atenção e engajamento

A relevância da métrica de atenção para avaliar a eficácia de mídia e criatividade consolidou-se como uma prática permanente, sendo que, conforme evidenciado no relatório da Kantar, 62% dos profissionais de marketing ainda dão preferência a métricas comportamentais, como o tempo de visualização. “A adoção de métricas preditivas de atenção, fundamentadas em IA, está em ascensão e tende a desempenhar um papel mais proeminente em 2024. Isso possibilitará que os profissionais da área meçam a atenção em larga escala para anúncios digitais”, afirma o especialista.

Inovação disruptiva para negócios lucrativos e sustentáveis

Marcas identificadas como inovadoras pelos consumidores experimentam um crescimento três vezes maior do que aquelas que não são percebidas dessa maneira. No entanto, os níveis de inovação após a pandemia encontram-se em patamares mais baixos. “Atuar em inovação, especialmente de forma disruptiva, torna-se uma agenda indispensável para todas as empresas que buscam trilhar um caminho de crescimento em 2024”, conta Gabriel.

Marcas que desafiam a conjuntura atual

O Fast Moving Consumer Goods, constituído por produtos que têm uma vida útil curta, têm impulsionado um crescimento desproporcional ao confrontar conceitos, ideias, necessidades e ocasiões do consumidor. Segundo a pesquisa da Kantar, essa tendência deve se consolidar, uma vez que a pesquisa aponta que metade dos compradores globais preferem optar por marcas menores sempre que possível. “Para acompanhar esse movimento, grandes marcas precisam adotar agilidade, velocidade de lançamento no mercado, centralização no consumidor e tomada de decisões embasadas em dados”, explica o especialista.

A vida além da barra de pesquisa

Os motores de busca online se consolidaram como o quinto ponto de contato mais significativo em termos de construção de impacto de marca – em 2018, eles ocupavam a 11ª posição no ranking. “A pesquisa está atravessando uma fase de disrupção com a popularização da inteligência artificial e dos grandes modelos de linguagem, sendo assim, agora, mais do que nunca, é o momento de revisar estratégias e conteúdos digitais para garantir visibilidade onde os consumidores estão”, conta Gabriel.

Varejo e publicidade

De acordo com dados da Kantar, 60% dos profissionais de marketing na América Latina afirmaram que aumentarão seus investimentos em mídia de varejo no próximo ano. “Diante das transformações nos comportamentos dos consumidores, a mídia de varejo se destaca como um canal fundamental para envolver audiências. Olhando para 2024, tanto compradores quanto vendedores necessitarão de medições independentes para validar o desempenho desse canal e aprimorar as experiências publicitárias”, finaliza Gabriel.

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