Nos últimos anos, o número de corretores de imóveis no Brasil aumentou 44%; confira algumas ações para driblar a concorrência e aumentar as vendas
O mercado imobiliário tem se tornado cada vez mais competitivo. Nos últimos cinco anos, o número de corretores de imóveis no Brasil aumentou 44%, chegando a 554 mil profissionais ativos no país, segundo o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). Em São Paulo, o relatório Indicadores do Registro Imobiliário mostrou que o mercado imobiliário do estado registrou o melhor mês de janeiro em transações de compra e vendas desde 2012. Diante deste cenário, os profissionais do setor precisam encontrar estratégias para se destacar no mercado e criar anúncios mais completos para driblar a concorrência e aumentar conversões.
A partir de estratégias do marketing imobiliário, Ana Carolina Gozzi, co-CEO do Compre & Alugue Agora (CAA), startup que conecta profissionais do setor com quem está buscando comprar, vender ou alugar imóveis, explica que é possível adquirir mais autoridade e engajamento nos anúncios, atraindo ainda mais o público-alvo para compra ou aluguel dos imóveis. Pensando nisso, a especialista apontou algumas das principais estratégias para auxiliar os corretores de imóveis a se destacar no setor e aumentar o sucesso na venda e aluguel de propriedades. Confira as ações recomendadas abaixo:
1. Conheça o mercado e aposte em marketing pessoal: para ir além, é fundamental se manter sempre atualizado, procurando cultivar um conhecimento relacionado ao mercado imobiliário para estar atento a tendências, movimentos sobre os preços de venda e aluguel, regulamentações do setor, entre outros. Além disso, também é interessante investir no marketing pessoal, mantendo as redes sociais ativas e atualizadas, além de participar de eventos, palestras e ações para possíveis networks com outros profissionais.
2. Cadastre os imóveis em uma plataforma imobiliária que disponibilize soluções para te auxiliar no dia a dia: na hora de procurar onde cadastrar os seus anúncios para começar a vender ou alugar os imóveis, entenda o que você procura em uma plataforma para encontrar a que faça mais sentido para os seus objetivos no momento. O Compre & Alugue Agora, por exemplo, destina 100% da comissão de corretagem aos corretores, oferece inteligência artificial para soluções dentro da ferramenta – dentre essas, está a criação de uma funcionalidade que desenvolve as descrições dos imóveis, solução inédita no mercado que traz agilidade e produtividade para o dia a dia dos profissionais de corretagem. Ainda, disponibiliza maior visibilidade dos imóveis, liberdade de atuação, entre outros diferenciais.
3. Use o método de inbound marketing: voltada para gerar valor a partir do primeiro contato com o cliente, é uma estratégia para atraí-los de forma mais gradual e menos invasiva, atraindo o público-alvo a cada etapa. A ação consiste na criação de conteúdo com foco nas principais dúvidas dos clientes para atrair mais visitantes (para os anúncios, suas redes sociais, blog, etc), abrindo um canal com ele ao longo do funil de vendas (topo de funil, meio de funil e fundo de funil).
4. Foque na construção de autoridade a partir das redes sociais: assim como na dica para apostar no marketing pessoal, é fundamental ter um perfil pessoal ou profissional super ativo nas mídias sociais para gerar autoridade como especialista no mercado imobiliário e, assim, se tornar mais relevante. Como fazer isso? Criando conteúdo de qualidade nas redes sociais para atrair cada vez mais o seu público-alvo que, em breve, podem se tornar leads para conversão de vendas dos imóveis. Crie e compartilhe conteúdo que responda às perguntas, dores e necessidades do seu público. Esteja por dentro das trends e tendências da internet para transformar em algo que faça sentido para o seu nicho imobiliário – estar por dentro do que é relevante nas redes sociais é atualmente o caminho.
5. Construa anúncios de imóveis completos e de qualidade: nada melhor do que conquistar potenciais clientes a partir de imagens de excelente qualidade para mostrar todo o potencial dos imóveis e fazer com que se imagine morando no local. Aposte em trazer fotos dos cômodos na luz do dia, gravar vídeos para deixar o anúncio ainda mais completo e criar uma descrição que chame a atenção. Para isso, descreva o imóvel trazendo os benefícios da residência e do bairro em que fica localizado, descreva-o de uma forma que encante o cliente para fazê-lo pensar em como seria se ele comprasse o imóvel, como “com uma janela ampla e uma vista limpa da cidade, a luz que entra na sala na parte da manhã é perfeita para tomar café tranquilo em família e começar o dia”. Procure sempre deixar o anúncio mais completo e real possível para gerar menos dúvidas.