Danyelle Van Straten é a empresária por trás da Depyl Action, referência em depilação e cuidados com o pelo. Com 23 anos de mercado e mais de 110 unidades no Brasil e duas na Venezuela, a empresa faturou R$ 117 milhões em 2018.
O início, porém, envolveu muita dedicação e parceria entre mãe e filha. Tudo começou com a produção artesanal de cera depilatória em um canto improvisado da casa da família em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Há mais de 30 anos, dona Glaci Van Straten, mãe de Danyelle, queria resolver uma necessidade pessoal, que era sentir menos desconforto ao se depilar. “Queria mudar a experiência de fazer depilação. Precisava fazer bem antes, durante e depois”, lembra a professora que, a partir daí, não pensava em outra coisa.
Ela não descansou até criar uma fórmula de cera depilatória inovadora que, aliada a uma técnica exclusiva de depilação, doía menos que as outras. O produto ganhou uma fama local muito boa e logo começaram a chegar os pedidos.
“Minha mãe apostou tudo nesta criação. Acredito que foi a paixão dela que me fez tomar tanto gosto pelo assunto”, conta Danyelle a respeito do produto produzido pela família e vendido para salões de beleza locais e em feiras para quem quisesse fazer sua depilação em casa.
A empreitada começou efetivamente para Danyelle no início dos anos 90, quando participou da sua primeira feira sozinha. Então, aos 16 anos, ela viajou para Salvador, na Bahia. Na bagagem, após o evento, trouxe um pedido de 10 mil potes da cera e um carro zero como parte do pagamento. Partia dali o interesse em se envolver cada vez mais no negócio.
“Comecei uma jornada de carro pelo Brasil inteiro vendendo em feiras cera depilatória para uso doméstico. De cidade em cidade, aprendi muito com os clientes e com as necessidades de cada um. Eu respirava o sonho da minha mãe de melhorar a experiência das pessoas com depilação. Queria espalhar isso”, comenta a empresária, que acreditou no sonho da mãe e entrou de cabeça no negócio da família. O envolvimento da filha nos negócios foi um divisor de águas. A produção ganhou cada vez mais escala e a empresa ganhou fôlego.
Percebendo a grande aceitação do produto e uma necessidade de mercado, mãe e filha vislumbraram um novo conceito de negócio com a prestação de serviço. A ideia de oferecer um espaço exclusivo para depilação, que até então era feita apenas em salões de beleza, deu certo. O resultado disso culminou nesse grande sucesso chamado Depyl Action, negócio que se transformou em franquia em 1996.
“Em 2001, eu me mudei para Belo Horizonte e acabei me dedicando às lojas e ao projeto de franquia. Minha mãe continuou com a fabricação da cera, ainda em Balneário Camboriú”, conta Danyelle.
Atenta a necessidade de inovar, a Depyl Action oferece, além da depilação com cera morna, depilação à laser, luz pulsada, design de sobrancelhas, alongamento de cílios, coloração de cílios e da região íntima. Além disso, dispõe também de novos serviços: aparo de pelos e coloração de barba. São mais de 6 mil clientes atendidos por dia em toda rede.
“Para chegar até aqui, talvez nem todos saibam, mas cada loja aberta foi escolhida com muito cuidado. Nossos franqueados, que por aqui chamamos de parceiros, compartilham dos mesmos valores e transmitem isso aos nossos colaboradores. Assim, temos muito mais do que 110 lojas, temos uma rede de pessoas que acreditaram no sonho de mudar a experiência de fazer depilação e fazem disso um mantra diário a cada atendimento”, finaliza Danyelle.