Por Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital*
Segundo uma pesquisa realizada pela Clearsale, no Brasil aconteceram 5,6 milhões de tentativas de fraude nos e-commerces em 2022. Esses golpes geraram um prejuízo de aproximadamente R$ 5,8 bilhões no ano passado, com um aumento no ticket médio das compras fraudulentas, em relação a 2021.
Além disso, uma pesquisa da Statista revelou que o custo global do cibercrime no ano passado está estimado em US$ 8,4 trilhões. Com esses números alarmantes, é fácil ver por que a prevenção de fraudes é tão importante para empresas e consumidores.
Esse cenário é extremamente preocupante para os e-commerces, colocando em risco a saúde financeira da empresa e de seus clientes. Afinal, a falta de segurança leva a perda de oportunidades e diversos prejuízos para o caixa e a imagem dessas marcas.
Esses dados também mostram a fragilidade das senhas e de outras estratégias, que por conta de phishing, engenharia social e outras práticas fraudulentas, são suscetíveis a fraudes que só são identificadas depois que acontecem. O uso da inteligência artificial aliada ao machine learning, no entanto, permite usar soluções que identificam essas tentativas fraudulentas antes de acontecerem, podendo preveni-las e evitar problemas como chargeback e processos cíveis.
O uso da biometria de voz, com a IA, cria jornadas de compra mais seguras e evita fraudes de identidade com alta eficiência.
O que é a biometria de voz
O ser humano possui algumas características únicas. Assim como as digitais podem ser utilizadas para reconhecimento de uma pessoa, a voz também possui traços que ajudam nessa identificação.
A biometria de voz é capaz de reconhecer a identidade de um indivíduo, já que consegue fazer uma leitura das características que tornam cada voz única, como o formato e o tamanho das cordas vocais, os músculos em volta dessa região e o modo como cada pessoa utiliza a garganta para projetar a voz.
Essas características geram uma entonação e timbres diferentes em cada pessoa. Ainda que alguns indivíduos tenham vozes parecidas ou imitem a voz de alguém, a inteligência artificial consegue identificar essas pequenas diferenças para criar um espectrograma, que funciona como uma digital da voz de cada pessoa.
Em seguida, a tecnologia consegue relacionar essas informações a um CPF ou número de telefone. Por meio do machine learning, a biometria de voz ainda ajuda a identificar os comportamentos suspeitos e gerar alertas, prevenindo as fraudes e evitando as perdas financeiras.
Como a biometria de voz previne fraudes no e-commerce
A fraude no e-commerce costuma acontecer com o roubo de informações por meio de anúncios falsos ou até mesmo pelo roubo de celulares e outros aparelhos que concentram grande número de dados sensíveis. Com o acesso a esses dados, os criminosos cometem atos fraudulentos, gerando chargeback, perda de clientes, risco de imagem e muito custosos processos cíveis.
A biometria de voz pode ser implementada em diferentes momentos da jornada do cliente no e-commerce a fim de evitar esses problemas.
No cadastro do cliente, por exemplo, essa biometria ajuda a evitar o registro indevido que permita comprar em nome de outra pessoa ou até mesmo alterar dados a fim de invadir contas ou mudar endereços de entrega ao comprar mercadorias.
A autenticação por voz ainda pode ser usada no momento de alterar ou incluir um novo cartão de crédito como opção de pagamento, com o objetivo de evitar que um fraudador tente se passar pelo cliente para fazer compras com um cartão roubado ou clonado, por exemplo.
Já nos marketplaces, a biometria de voz pode ser um passo para autenticar a identidade dos vendedores. Afinal, antes de começar a vender nessas plataformas, o vendedor precisa passar por um processo de onboarding pelo player em que ele deseja atuar. O uso da biometria evita que fraudadores entrem na conta de terceiros para criarem anúncios falsos.
Outras vantagens da biometria de voz no e-commerce
Além da redução dos custos com fraudes, a biometria de voz consegue ter uma fricção mínima na jornada do cliente, o que torna o atendimento mais simples e seguro.
Essa tecnologia também ajuda a construir acesso passwordless, ou seja, sem senhas, sem colocar em risco a segurança do usuário e do e-commerce. Assim, no momento de fazer o checkout, os compradores não precisam se preocupar com a memorização de senhas e nem precisarão redefini-la antes de finalizar a compra.
Com esse processo de autenticação mais simples e seguro, o e-commerce pode notar uma diferença em suas vendas, com menor taxa de abandono de carrinho.
Por fim, a biometria de voz ainda conta com alta acurácia, o que gera uma melhor experiência para o usuário do e-commerce e estimula uma percepção positiva do usuário em relação ao e-commerce.
*Marcelo Peixoto é CEO na Minds Digital e tem mais de 15 anos de experiência no mercado de tecnologia. Já passou por empresas como IBM, Techbiz, BS2, Banco BMG e BMG Money. Formado em publicidade e propaganda na UniBH e pós-graduado em gerenciamento de projetos na PUC de Minas Gerais.