4 dicas para aproveitar o Dia do Frete Grátis e vender mais online

Segundo a Nubimetrics,  plataforma que empodera sellers com dados, a ocasião não pode trazer prejuízos e tem de servir para atrair ainda mais clientes

Celebrado próximo ao Dia das Mães, o Dia do Frete Grátis traz oportunidades tanto para os vendedores do e-commerce quanto para os próprios clientes. Neste ano, a data será em 28 de abril, e a Nubimetrics, plataforma que empodera sellers com dados, traz 4 dicas para faturar mais na data. De acordo com uma pesquisa feita pela Hedgehog Digital, juntamente com a Opinion Box, 75% dos brasileiros desistem de finalizar suas compras online por conta da entrega. Ou seja, o custo do envio impacta diretamente na decisão do consumidor.

Mesmo assim, apenas aplicar a gratuidade do mesmo não é o bastante. É necessário se planejar  com antecedência, além de ficar atento a outras métricas importantes para conquistar ainda mais vendas. “Em momentos como este, antes de adotar esse benefício em sua estratégia, é preciso definir como ele será oferecido sem que prejudique a sustentabilidade e  rentabilidade do seu negócio. O ideal é reunir dados e informações de datas passadas olhando sempre para os produtos vendidos. Identificar quais são os anúncios mais lucrativos do negócio, por exemplo, pode te dar a direção de quais produtos podem ser priorizados neste momento”, explica Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics. Veja abaixo as orientações da empresa para aproveitar a oportunidade.

1. Estabeleça um limite de preço para oferta

A primeira coisa que deve-se ter em mente é que este benefício deve ser visto sempre sob o ponto de vista estratégico de atrair compradores sem causar prejuízos para o negócio. “Sempre recomendamos que em oportunidades assim seja definido um limite de custo mínimo da compra para que o usuário seja elegível a esse desconto, por exemplo, com compras acima de R$ 99,00”, revela Juliana.

Esse limite deve ser determinado com base em uma análise de mercado e da concorrência. Desta forma, a partir dessas informações, consegue-se criar uma nova estratégia de precificação mais competitiva que se adeque ao mercado, sem afetar a rentabilidade do negócio.

2. Avalie o custo para a sua loja

O frete grátis é um gatilho mental poderoso que ajuda a aumentar vendas e melhorar as taxas de conversão no e-commerce. Contudo, para que seja aplicado de forma eficiente, maximizando resultados, é necessário antes avaliar os custos que este representa para o negócio.

“Vale dizer que esse controle deve ser feito não apenas nesses períodos, mas dia a dia. Assim você vai saber se o seu estabelecimento está pronto para entrar nesta sazonalidade sem apresentar riscos de prejuízos financeiros”, analisa a especialista.

3. Não inclua o valor do frete nos produtos

Um erro comum de muitos vendedores é incluir o valor da entrega embutido no preço do produto. A prática, além de encarecer o artigo e reduzir a força competitiva do mesmo, também é passível de punição por parte de marketplaces como o Mercado Livre, por exemplo, que pode cancelar o anúncio ou ainda suspender a conta.

Juliana ainda alerta que a prática pode ser mal vista também pelos compradores. “Jamais opte por embutir essa quantia descontada na venda, já que boa parte dos consumidores costumam monitorar e comparar os preços dos anúncios e fatalmente pode ser que tenha visitado outros sites e marketplaces, por exemplo”.

Além disso, o preço é uma das variáveis que mais afetam na rentabilidade e na sustentabilidade do negócio, por isso, é importante que seja criado de forma estratégica e com base em informações.

4. Faça parcerias com transportadoras

Uma boa forma reduzir os custos de envio do negócio e aprimorar a oferta de frete grátis é fazer parcerias com empresas transportadoras. Com essa ação, é possível obter descontos em grande volumes, estabelecimento de contratos de longo prazo, e também pode facilitar o trabalho de gestão de entrega, tornando-a mais eficiente e otimizada.

“A maioria das transportadoras oferece como benefício a seus clientes, serviços personalizados, como suporte técnico VIP, entregas mais rápidas, rastreamento online e entrega agendada, que garantem ao vendedor um maior controle na qualidade no envio dos produtos”, finaliza Juliana Vital.

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