5 dicas para tirar proveito da crise

A crise é um momento de mudança e não apenas de redução de custos. Para o consultor Maurício Seriacopi, especialista em empresas familiares, nessa hora é importante ser flexível e adaptável a transformações: “O principal agravante de um momento desfavorável, de crise, é a resistência que a maioria das pessoas tem em relação às mudanças”.

Sob essa perspectiva, um ponto importante é observar as novas tendências e possíveis tecnologias que podem se tornar obsoletas. É preciso ter mente que o sucesso depende, muitas vezes, da criatividade e do empreendedorismo.

E quais empresas têm mais chances de sobreviver à crise? De acordo com a análise de Seriacopi, alguns fatores ajudam qualquer empresário a encontrar um caminho para que sua empresa sobreviva e até cresça. Partindo desse conceito, podemos deduzir que o principal fator agravante de um momento desfavorável, a qual denominamos popularmente de crise, é a resistência que a maioria das pessoas tem em relação às mudanças.

“Observar e entender novas tendências pode ser uma grande vantagem, basta pensamos um pouco em profissões que transformadas ou extintas, como alfaiate, telégrafo, escola de datilografia, e tantas inúmeras outras. É comum depararmos com cases de sucesso onde o cenário se mostrava completamente desfavorável e ainda assim, ou especialmente por isso, empresas aliaram criatividade e empreendedorismo ganhando destaque. Aliás, é sempre bom lembrar que empresas são feitas por pessoas”, explica o especialista.

Para quem tem dificuldade em ser otimista e enxergar a metade cheia do copo, Seriacopi recomenda rodear-se de pessoas que tragam inspiração ou pedir ajuda a profissionais preparados com uma visão holística e grande capacidade de influenciar positivamente a equipe. “Lembre-se que são as tempestades que formam grandes marinheiros e já que a proposta é usar a criatividade, por que não adaptarmos com mais polianismo a clássica frase ‘Em tempos de crise, enquanto uns choram, outros vendem lenços´ para ‘Toda crise é passageira, por isso existem lenços descartáveis’.

Confira a seguir 5 dicas do consultor para não apenas superar a crise, mas tirar proveito dela:

1. Estimule sua criatividade com leitura de bons veículos que exaltem o positivismo com informações sobre pessoas e empresas que deram a volta por cima.

2. Promova reuniões de brainstorm como manda a regra: nenhuma ideia ou sugestão deve ser ridicularizada, tampouco seu idealizador.

3. Desenvolva e teste permanentemente ações paralelas ao seu negócio principal. Há sempre alguém lucrando na crise, torne-se um fornecedor para essas pessoas ou empresas.

4. Mantenha atenção nas ações dos concorrentes, principalmente os indiretos. Muitas atividades são findadas pela substituição de novas tecnologias.

5. Fortaleça participações em eventos e pesquisas que revelem as principais tendências mercadológicas buscando antecipadamente, construir estratégias inovadoras e pioneiras.

Facebook
Twitter
LinkedIn