Pontos como avaliar resultados de vendas e observar o mercado podem otimizar resultados e acelerar crescimento do varejo
Para que os vendedores possam ampliar seu mix de produtos, é crucial contar com prazos mais extensos e facilidades de crédito. Em um cenário onde o número de empresas negativadas atinge a marca de 6,5 milhões, conforme dados do Serasa, esses estabelecimentos necessitam de condições mais favoráveis de crédito e prazos estendidos para pagamentos. Isso possibilita não apenas compreender as principais estratégias para expandir a oferta de soluções para o público-alvo da empresa, mas também oferecer aos clientes aquilo que desejam adquirir. Evitar a restrição de opções e escapar da dependência de poucos itens é essencial, exigindo o conhecimento de como diversificar o mix de produtos do negócio.
“Diariamente, pequenas e médias empresas buscam inovações para impulsionar seus negócios. Reconhecendo a relevância da diversificação do estoque, os varejistas ganham acesso a públicos constantes. Ao diversificar produtos já bem sucedidos nos estabelecimentos, não só atraem mais compradores, mas também conseguem impulsionar as vendas nas cadeias de distribuição”, afirma André Correa, Diretor Comercial na Trademaster, fintech que alavanca as vendas nas cadeias de distribuição e impulsiona o crescimento sustentável do varejo.
Levando em consideração a importância da diversificação de mix de produtos para o varejo, o executivo separou 5 dicas para que o pequeno negócio consiga fazer isso. Confira!
Compreenda a persona
O primeiro passo para ampliar o volume de opções disponíveis é saber o que disponibilizar para o cliente e definir a persona. Essa é uma representação semi-fictícia do cliente ideal, considerando as principais características do público-alvo. Assim, é possível pesquisar tanto dados demográficos como comportamentos e preferências de compra. Ao estudar a persona de modo completo, compreende-se que o cliente busca e considera relevante no momento de fazer uma compra. Assim, fica mais fácil determinar quais produtos estão faltando e devem ser oferecidos para o público.
Avalie os resultados das vendas
Outro ponto é explorar a preferência do consumidor, avaliar os resultados do setor de vendas e verificar quais são os produtos com maior saída para compreender quais são as preferências do público. Também é possível identificar os dados pela gestão de estoque e saber quais produtos têm menos giro. Assim, é mais fácil tomar decisões embasadas e alinhadas ao que o público espera.
Busque produtos semelhantes
Outra dica para ampliar o mix de produtos é buscar itens semelhantes aos que já existem no portfólio da empresa e que têm bons resultados. Nesse caso, é possível procurar itens análogos de outras marcas, se aplicável. Também há a chance de buscar alternativas em categorias diferentes, que é o caso de aumentar o mix ao ofertar versões premium dos itens que o negócio já oferece. Isso pode fazer sentido quando o objetivo é expandir o público, reposicionar a identidade da marca ou mesmo atender a uma demanda que já existe.
Observe o mercado
Por ter um mix de produtos, o aumento das opções disponíveis não deve ser realizado apenas uma vez. Afinal, o comportamento do consumidor muda e as alternativas disponíveis também passam por atualizações. Logo, é fundamental observar atentamente o mercado e acompanhar os lançamentos e tendências para identificar o que faz sentido para a empresa.
Obtenha condições melhores junto aos fornecedores
Além disso, para diversificar as ofertas de produtos para os consumidores, é importante ter um bom relacionamento com os fornecedores, afinal, essa é uma forma de adaptar as compras conforme as necessidades do empreendimento. Por isso, vale a pena buscar condições mais convenientes ao pesquisar os produtos, pois o aumento do mix exige um investimento maior, ainda que inicialmente. Considerando os prazos de pagamento dos fornecedores e de recebimento dos clientes, pode haver um desequilíbrio na carteira. Para solucionar a questão, mantendo a estratégia ativa, vale a pena buscar prazos maiores com os fornecedores, por exemplo.