7 métricas para medir o sucesso do seu evento e como alcançar bons indicadores

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Especialista indica ferramentas e estratégias que facilitam esse cálculo e também os bons resultados

Realizar um evento requer organização, estudar o público, ter objetivos claros e orçamento adequado. Tão importante quanto essa preparação é calcular, no pós-evento, o sucesso alcançado. Com métricas adequadas, empresas conseguem saber pontos fortes que podem ser mantidos nas próximas oportunidades e o que precisa ser melhorado.

“Não é possível mensurar tudo, então primeiramente é preciso definir o que é necessário avaliar, conforme os objetivos do evento. As informações devem ser compartilhadas e entendidas por toda a comissão organizadora e os resultados precisam ser facilmente compreendidos, para permitir o aprimoramento das estratégias”, destaca Leandro Reinaux, CEO da Even3startup que oferece uma plataforma intuitiva para a organização de eventos.

Para ajudar empresas e organizadores, Leandro indica sete métricas para medir o sucesso de um evento, com dicas de ferramentas e estratégias que podem ser úteis para que esses indicadores evoluam de forma positiva.

 

1- Número de participantes

O número de participantes dá uma real dimensão do evento. Para fazer um cálculo exato, escolha uma plataforma de fácil acesso e compreensão para todos da equipe. Na hora de calcular, é importante observar, além dos números totais, dados segmentados, como faixa etária e profissão. Essa é a melhor forma de entender o perfil do público, suas necessidades e o que ele procura.

 

2- Taxa de conversão

Outra forma de medir o sucesso de um evento é mensurando quem concluiu a compra do ingresso no site. Com isso, você identifica quem apenas visitou a página do evento e quem realmente se interessou e efetivou sua participação. É possível também acompanhar o percentual de pessoas que se inscreveram para toda a programação e quem optou por apenas determinadas etapas. Para fazer essa análise, recorra a ferramentas especializadas, como o Google Analytics. Essas informações vão ajudar a compreender o que pode atrair mais pessoas, se há algo para mudar dentro do site e até mesmo identificar erros no processo de compra do ingresso.

 

3- Retorno sobre investimento

De forma simples, o Retorno sobre Investimento (ROI) é calculado somando todo o lucro líquido do evento e subtraindo dele o que foi gasto com as ações de divulgação. Caso o resultado seja desfavorável, você deve optar por novas estratégias de marketing.

 

4- Taxas de abertura de e-mails

As taxas de abertura e de clique em e-mails são uma boa forma de prever se o evento será ou não um sucesso. Se o foco é que mais pessoas cliquem nos e-mails marketing, é importante investir em estratégias para melhorar esses indicadores. Invista em ferramentas de disparo: além de acompanhar os dados sobre o e-mail, é possível automatizar funções importantes, como o envio do e-mail marketing.

 

5- Engajamento

Para um evento de sucesso, o engajamento é uma das métricas mais importantes. Ele pode ser demonstrado pelas curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais. Vários programas ajudam a coletar os dados necessários a esse cálculo, entre eles o RD Station.

 

6- Resultados de parcerias e patrocínios

Investir em parcerias e patrocínios é importante para trazer mais pessoas para o seu evento, porém, antes de tomar esse tipo de decisão, verifique se a pessoa ou a empresa em questão são relevantes para o seu objetivo. Depois de feita essa análise, faça uma divulgação consistente, usando a imagem do parceiro. Crie links exclusivos e ofereça descontos diferenciados e avalie os resultados, como vendas e acessos trazidos pelos patrocinadores.

 

7- Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma das ferramentas mais importantes para medir e avaliar a qualidade do evento. Ela é essencial para conhecer o público, medir o sucesso do evento, identificar pontos fortes e fracos, mapear temas para edições futuras e preferências dos participantes. Invista em pesquisas de satisfação que podem ser feitas em diferentes momentos do evento e por meio de ferramentas diversas, como formulários no Google e e-mails.

 

Sobre a Even3 – A Even3 é uma startup de tecnologia que une pessoas e conhecimento, por meio de uma plataforma inteligente para organização de eventos acadêmicos, técnicos, científicos, empresariais e entretenimento, em formato híbrido, presencial ou online. A plataforma faz a gestão dos eventos através de ferramentas que agilizam o credenciamento e check-in, criação de certificados assim como aceleram a submissão de trabalhos, tornando as inscrições para todos os formatos de eventos mais ágeis, em um ambiente seguro e personalizável. Com esse formato, a empresa alcança também o mercado internacional. Além disso, a Even3 oferece serviços de publicação de conteúdos acadêmicos de um jeito prático e rápido. Fundada em 2016, em Recife, pelos sócios Leandro Reinaux, Cláudio Barbosa e Renato Cruz, no último ano a startup registrou um crescimento de 169%, possibilitando a ampliação do time e o lançamento de novos produtos.

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