A importância da Comunicação Integrada Organizacional

Por Rodrigo Cabral, Sócio e Diretor da Progic*

A 7ª edição do Aberje Trends demonstrou que o orçamento para a área da comunicação empresarial em 2023 foi de R$35,3 bilhões. O dado demonstra a preocupação crescente das empresas em melhorar a comunicação organizacional, tornando-a mais eficaz e assertiva, resultando no enriquecimento do relacionamento com seus colaboradores.

A Comunicação Organizacional Integrada é o trabalho unificado dos profissionais de diversas áreas de uma empresa. Apesar de cada um desenvolver sua função, a ideia é fazer com que ambos trabalhem em conjunto, para que os projetos de cada setor se desenvolvam e caminhem tendo o mesmo objetivo e a mesma linguagem, fortalecendo a posição da companhia.

A principal função desse modelo de comunicação nas empresas é unir todos os processos internos e externos para propiciar melhorias substanciais na performance dos profissionais, qualidade do produto/serviço e satisfação dos clientes.

Além disso, essa prática contribui para a formação de um novo ambiente corporativo, favorável ao conhecimento e transparência das informações, que potencializam os times a trabalharem em harmonia e fortalecer o negócio. Com isso, a integração entre as atividades evita a duplicidade de esforços, uma vez que os profissionais de áreas específicas atuam em torno do mesmo projeto, evitando assim o desperdício de recursos humanos e materiais.

O primeiro passo para construir uma comunicação integrada é tê-la como filosofia da organização, tendo gestores verdadeiramente preocupados com os relacionamentos em todos os âmbitos corporativos.

Para que isso ocorra, é importante que a empresa defina a comunicação como área estratégica, ligada diretamente com as pessoas que tomam as decisões e deixando os comunicadores envolvidos em todos os processos importantes da corporação.

Todas as organizações dialogam com diversos públicos enquanto atuam e produzem. Por isso, o segundo composto para essa prática é ter consciência e conhecimento dos públicos de interesse. São esses grupos de relacionamento que vão promover, direta ou indiretamente a empresa.

Depois de conhecer o público de interesse, o terceiro composto para construir uma comunicação integrada é desenvolver mensagens adequadas.  Por meio de uma abordagem que leva em conta os objetivos e a cultura da empresa no momento da divulgação dos comunicados.

Sendo assim, com a comunicação integrada é possível uniformizar valores e conceitos para consolidar a cultura institucional, o que fortalece a imagem corporativa e, consequentemente, resulta na ampliação do poder da organização frente ao mercado competitivo

*Empresário e executivo com mais de 25 anos de experiência profissional em processos de planejamento estratégico, inovação e desenvolvimento de negócios, Rodrigo Cabral é formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia de Produção pela mesma universidade. Possui Certificado Executivo em Strategy and Innovation pelo MIT Sloan School of Management (2014) e Fulbright Fellow e Research Scholar na University of South Florida (USA, 1999-2000). Atualmente é diretor comercial da Progic, empresa líder em TV corporativa no Brasil. 

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