Por Sylvia de Moraes Barros, presidente da Comissão de Ética da ABF
Há 32 anos, centenas de redes franqueadoras se submetem anual e voluntariamente a um processo de avaliação para obtenção do Selo de Excelência em Franchising (SEF). Criado pela Associação Brasileira de Franchising, o SEF é hoje a principal e mais relevante chancela do mercado de franquias, e uma referência no País, por ser concedido com base em uma avaliação feita não pela entidade, mas sim, pelos próprios franqueados de cada rede.
Este processo é feito através de uma pesquisa, onde os franqueados expressam sua satisfação com a franqueadora em aspectos como atendimento, suporte, treinamento, gestão do negócio, infraestrutura técnica e operacional da franqueadora, inovação, além, é claro, da performance da unidade. Em linhas gerais, o que é avaliado, portanto, é o suporte que o franqueado recebe da empresa franqueadora para o sucesso da unidade.
O SEF é importante por retratar exatamente o que a ABF acredita ser o caminho para o crescimento sustentável do Franchising brasileiro: a busca pelo crescimento responsável e o sucesso da marca, preservando-se, acima de tudo, o bom relacionamento entre franqueados e franqueadores.
Realizada e auditada pela Nielsen, multinacional renomada no mercado, a Pesquisa de Satisfação para obtenção do SEF avalia quatro pilares importantes do Franchising: Performance Global, Econômica, Operacional e de Relacionamento. Além disso, nesta edição 2023, a ABF acrescentou um bônus de ESG, ou seja, uma oportunidade para os franqueados avaliarem também as boas práticas da franqueadora nas questões ambientais, sociais e de governança.
Em média, cerca de 70% das marcas que se submetem ao processo são chanceladas. Na edição de 2023, estamos muito felizes em anunciar um recorde de 360 marcas inscritas, 15% a mais que no ano passado. Dessas, 225 redes alcançaram a pontuação necessária e foram chanceladas (64% do total de inscritos para a chancela, já que oito marcas se inscreveram apenas para receber a Pesquisa). Enquanto as redes selistas comemoram sua conquista, aquelas que não conquistam o Selo têm uma valiosa oportunidade de se reavaliar, entender as necessidades de seus franqueados, corrigir a rota para melhorar seus processos e tentar de novo no próximo ano.
Quero destacar que, apesar de a chancela do Selo de Excelência ser um enorme prestígio para a marca, entendo que a etapa mais importante desse processo não é o troféu, e sim, o Relatório com o resultado da Pesquisa feita com os franqueados, que todas as marcas inscritas recebem, tendo ou não sido chanceladas.
Esse relatório traz, de forma detalhada, a avaliação dos franqueados, a sua satisfação com seus negócios e com a franqueadora, e ainda, diversos insights, sugestões e pontos de atenção que, muitas vezes, não têm a oportunidade de vir à tona no dia a dia da operação. É, portanto, um valiosíssimo instrumento de gestão.
Deixo aqui minha recomendação para que, as empresas franqueadoras que são realmente comprometidas com o crescimento e a sustentabilidade de suas redes, debrucem-se nesse relatório, avaliem com afinco os resultados, e usem esse momento como uma oportunidade para ajustar as velas e traçar suas metas, em busca de uma rede cada vez mais sólida e eficiente.
O Franchising tem por essência a colaboração e a consciência que a empresa franqueadora só ganha quando seus franqueados estão satisfeitos com seus negócios. E é esse o retrato do sistema que o SEF procura trazer.
E por falar em crescimento, vale ressaltar a importância do SEF no processo de expansão das redes. Ter a chancela do Selo de Excelência em Franchising da ABF faz a diferença na hora da escolha de uma franquia. É o que diz um levantamento feito pelo Portal do Franchising – um dos maiores do mundo no setor. De acordo com a pesquisa, quase 10% dos candidatos à franquia consideram ter o SEF o fator mais importante na hora de fazer sua escolha.
Ainda que o crescimento de uma rede é uma consequência direta da satisfação dos seus franqueados e do bom trabalho desenvolvido pela franqueadora, ter a chancela do SEF retrata o comprometimento da franqueadora com o crescimento sustentável de sua rede, e com a satisfação dos seus franqueados.
São três décadas de história, celebradas em uma linda cerimônia todos os anos, em que sobem ao palco todas as marcas chanceladas, e onde a ABF ainda homenageia com um troféu especial todas as redes que já conquistaram a extraordinária marca de 10, 15, 20 e, desde o ano passado, 30 SEFs! São franquias que participam do Selo consecutivamente e que conseguem, ano após ano, manter seu desempenho de excelência.
Aproveito para parabenizar, portanto, todas as redes de franquia que se inscreveram no Selo de Excelência em Franchising 2023, por abrirem suas portas e se submeterem à avaliação dos seus franqueados. E parabenizo especialmente as 225 redes chanceladas, que compõem um seleto grupo de excelência que perpetua o Franchising íntegro e ético, e valoriza as melhores práticas do setor.
O Selo de Excelência em Franchising é objeto de distinção e de desejo entre as marcas franqueadoras no Brasil. Como presidente da Comissão de Ética da ABF, responsável por coordenar a Pesquisa do Selo, meu desejo é que a cada ano mais e mais redes se inscrevam e conquistem essa importante chancela, fortalecendo cada vez mais o Franchising brasileiro.