*Por Bianca Mittelstädt, CEO da FGM Dental Group
Empreender é mais do que criar e desenvolver um negócio. Empreender também significa assumir riscos, dedicar tempo, não ter medo dos percalços que aparecem durante a jornada e, principalmente, acreditar naquilo em que se empreende. Em quase 30 anos de estrada aprendi que empreender vai muito além de criar um novo negócio, é também sobre encontrar e perseguir o seu propósito. Encontrar soluções que possibilitem sorrisos de várias outras pessoas, sempre com foco em resultados, é o meu.
Para explicar a minha visão sobre empreendedorismo irei compartilhar um pouco sobre a minha jornada que iniciou em 1993, com o desenvolvimento do nosso primeiro produto. Foram dois anos de pesquisas, desenvolvimento, testes e validações até chegarmos no resultado esperado.
Conheci Friedrich Georg Mittelstädt, meu marido e CTO da FGM Dental Group, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), quando ainda éramos estudantes e compartilhávamos o desejo de nos sobressairmos em um negócio e, principalmente, em transformar a vidas pessoas. Desde o início contamos com o apoio de Rodrigo de Oliveira Luiz, meu irmão, que hoje atua como gerente industrial na FGM.
Juntos criamos o primeiro clareador dental caseiro do país: o Whiteness Perfect, que hoje é líder nacional em vendas e em mais 15 países, sendo que no Brasil possuímos 85% do market share. Atualmente, a FGM Dental Group é um dos principais players de soluções odontológicas no mundo com mais de 400 produtos e presença em mais de 100 países. Ampliar o portfólio para melhor atender o cliente é uma busca constante para um empreendedor de sucesso, assim como construir uma marca consolidada para alcançar os melhores resultados.
Essa é a grande diferença entre um empreendedor e uma pessoa com um sonho: o empreendedor é aquele que avança, que age para transformar um sonho em um negócio, que realiza, investe tempo e dinheiro em seu empreendimento sem medir esforços. Mas o que é preciso para ser um empreendedor?
A primeira dica é ter resiliência para poder superar as adversidades que atravessam o caminho. Também é preciso ter planejamento e dedicação quanto ao Plano de Negócio, aliado com uma dose de coragem para enfrentar os desafios que surgem, principalmente no início da jornada, sem ter medo de investir no seu sonho. Para ser um empreendedor também é preciso comprometimento para assumir as responsabilidades de forma independente.
Quando iniciamos a FGM não éramos empresários ou filhos de executivos. Tudo o que aprendemos faz parte da nossa vivência como gestores e líderes, enfrentando os desafios diários de uma empresa e estudando a respeito. Compartilho, aqui, algumas importantes lições que aprendemos:
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Para conquistar o respeito do mercado e do cliente é preciso entregar o que prometemos. É preciso ter valores corporativos e fazer valer na prática, não somente no discurso.
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No nosso negócios, pesquisas e validações (clínica e laboratorial, no caso da FGM) sustentam o negócio. Tanto no Brasil como no mercado externo. Embasamento científico gera credibilidade.
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Para entrar em um novo segmento é preciso muita pesquisa e uma base de dados consolidados. Quando resolvemos investir na FGM Implantes, foram necessários seis anos de estudos.
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É preciso assumir o papel de líder ao fazer a gestão da empresa, mas sem deixar de ouvir os demais gestores do negócio. Conversar com a equipe para identificar quando é o momento de centralizar ou delegar uma decisão ou definição de processo, de forma que os procedimentos e fluxos sigam de acordo com a visão e valores da empresa.