Ações fazem parte do projeto de internacionalização da entidade que representa o setor de tecnologia
A Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) está ampliando a sua parceria com o Canadá. A entidade anunciou nesta quinta-feira (24) o lançamento de uma filial no país da América do Norte. Com a abertura de uma entidade jurídica em solo canadense, a Acate espera ampliar as oportunidades de negócios para as empresas catarinenses no exterior. O anúncio ocorreu durante o segundo dia do Startup Summit 2023, evento que reúne cerca de 10 mil pessoas em Florianópolis.
“A internacionalização é uma das grandes bandeiras da Acate atualmente. Esse pilar representa uma mudança de cultura. Queremos mostrar que o Brasil pode ser um país cada vez mais sustentável com o seu ecossistema de inovação”, diz o presidente da entidade, Iomani Engelmann (foto em destaque).
Para o vice-presidente de Internacionalização da Acate, Henrique Bilbao, a criação da Acate Canadá representa um avanço em uma parceria firmada no ano passado. “Com essa unidade, podemos avançar nas parcerias com as entidades governamentais do país e oferecer melhores oportunidades para as empresas catarinenses conquistarem este importante mercado”.
Parceria com hub alemão
Também nesta quinta-feira, a entidade anunciou uma parceria com um hub de inovação na cidade de Colônia, na Alemanha. Com isso, o setor de tecnologia catarinense amplia o número de países parceiros para sete. Além da Alemanha, já há hubs parceiros nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, Colômbia, Estônia e China.
“Em todos esses locais, é oferecida uma estrutura para o empreendedor que busca conquistar aquele mercado. Isso faz muita diferença, principalmente na parte de networking. Nosso objetivo é que, cada vez mais, as empresas catarinenses conquistem o mundo”, diz Bilbao.
Além disso, também foram confirmadas três novas missões para 2024 com foco na conquista do mercado externo: uma de empreendedores catarinenses ao Canadá para o Collision, um dos maiores eventos de inovação do mundo; uma para o London Tech Week, na Inglaterra, e uma de empreendedores canadenses para o Startup Summit 2024, em Florianópolis.
Jornada de internacionalização
Outra iniciativa para ajudar na jornada inicial de internacionalização das startups foi o lançamento do International Tech Hub (ITH). Por meio de mentorias, a nova empresa nasce com o objetivo de auxiliar nesse processo de conquista do mercado exterior. O ITH será uma spin off da WTM International, que já trabalha com importação e exportação de serviços e softwares, e conta com o apoio do Grupo Temático de Internacionalização da Acate.