Inovação em modelagem de crédito traz mais efetividade, maiores taxas de aprovação e recordes de novos negócios
Utilizando dados de uma parceria entre a Quod, datatech que transforma dados em inteligência, e a Núclea, referência em infraestrutura em transações digitais e inteligência de dados no Brasil, o Adiante Recebíveis, plataforma de antecipação de recebíveis para PMEs, qualificou a tomada de decisão, o que resultou em um recorde de novos negócios em um único dia, com mais de R$ 1 milhão em antecipações, além de trazer benefícios importantes como maior assertividade no processo de concessão de crédito e redução de custos.
Pequenas e médias empresas, que formam a maior parte dos clientes do Adiante, são especialmente impactados por essa parceria, beneficiando tanto o processo de concessão quanto a acurácia dos modelos customizados. Com isso, a fintech pode utilizar os dados fornecidos para desenvolver scores personalizados, como a avaliação de sacado, que permite aos clientes verificar a confiança em vendas a prazo com base em um CNPJ. A segurança e a privacidade dos dados dos clientes são mantidas, utilizando apenas informações de CNPJ para o retorno de scores e indicadores, sem compartilhar dados sensíveis.
Segundo Marcos Barros, CEO do Adiante Recebíveis, a contratação da solução colabora na estratégia de crescimento da fintech: “Estamos constantemente buscando maneiras de aprimorar nossos processos e oferecer mais valor aos nossos clientes. A colaboração entre a Quod e a Núclea nos permite ter acesso a dados alternativos e tecnologias avançadas para desenvolver modelos de crédito mais precisos e eficazes. Os resultados que já alcançamos são animadores e estamos confiantes de que continuará a fortalecer nossa posição no mercado, permitindo-nos crescer de forma sustentável e responsável”.
O trabalho conjunto permite uma avaliação mais precisa da saúde financeira dos tomadores de crédito, superando limitações comuns dos bureaus tradicionais. O sucesso da empreitada foi uma junção das expertises da Quod e Núclea, que se iniciou com a utilização dos Scores PJ e Boletos e evoluiu com novos dados para a elaboração de um modelo customizado, que envolveu uma série de testes e ajustes para garantir o cumprimento das expectativas e necessidades. O Adiante, então, passou a observar um aumento na taxa de aprovação, na qualidade dos clientes aprovados e um recorde de novos negócios em um único dia, logo no início da implantação.
“Dois modelos de crédito importantes foram desenvolvidos: o score comportamental para clientes com histórico na plataforma e o score de aplicação para novos clientes. Esses modelos têm sido essenciais para aumentar a assertividade na aprovação e na concessão de limites adequados”, reforça Barros. Assim, o Adiante Recebíveis deve expandir o teste para outras soluções em conjunto.
Para Rafael Rodrigues (foto em destaque), CCO e Diretor de Operações da Quod, a colaboração entre as equipes comerciais, de produto e de analytics foi a chave para o sucesso do projeto. “Essa união nos permitiu elaborar uma solução frente ao problema apresentado. Estar atento às necessidades dos clientes e fomentar a interação com nossas áreas internas é essencial. Este caso de sucesso serve como inspiração para outras empresas, mostrando que uma parceria forte e uma abordagem personalizada podem levar a resultados excepcionais”, diz.
Ainda, de acordo com o Superintendente de Parcerias e Canais da Núclea, Bruno Lourenço, há ainda espaço para incrementar os resultados obtidos pelo Adiante. “Por termos uma grande capilaridade na oferta de serviços para o sistema financeiro, as nossas informações são ricas e tempestivas, permitindo aumentar a assertividade na tomada de decisão ou na mitigação de riscos para oferta de crédito. Queremos apoiar o mercado com dados relevantes para potencializar negócios”, explica.