Colortel agora é Vulp Air: Sob nova gestão, companhia anuncia rebranding e lidera modelo de climatização inteligente por assinatura
A Colortel, empresa com mais de 50 anos de história, está traçando uma nova rota estratégica. Após o processo de aquisição pelo search fund Lotta Capital em dezembro de 2023 – e sob a gestão do novo CEO, Mateus Orsini – a companhia, que ampliou o faturamento em 50%, atinge a marca de R$132 milhões e muda seu posicionamento, oferecendo climatização inteligente por assinatura. Para marcar sua nova fase, promove um rebranding e passa a se chamar Vulp Air.
De olho em um mercado em expansão, a climatização por assinatura é um modelo de serviço em que as empresas podem contratar soluções de climatização a partir de uma mensalidade fixa. Com isso, garantem mais conveniência, eficiência energética e otimização de capital.
Comparado ao modelo tradicional existente no mercado, com incentivos perversos ao cliente – no qual quem instala não opera e quem opera vende peças – o modelo da Vulp Air é capaz de eliminar este conflito. “O cliente paga um valor fixo e não tem surpresas, mesmo que haja um ou mil chamados. Se algo quebra, a responsabilidade é toda nossa – e por isso, usamos os melhores equipamentos, os melhores técnicos e o melhor plano de manutenção”, explica Mateus Orsini (foto em destaque), CEO da Vulp Air. Soma-se a isso, outros benefícios bastante relevantes para as empresas: redução de dispêndio de caixa e de custos, certificação, manutenção adequada, tecnologia e automação.
A Vulp Air é pioneira no mercado de climatização por assinatura. É a maior de sua categoria, distribuída em 9 filiais próprias e 40 postos avançados para estar perto dos seus mais 2.500 clientes. “Estamos lidando com um modelo de negócio com forte potencial de alcance e expansão. Por isso, nosso novo posicionamento visa demonstrar a relevância da climatização por assinatura em meio a um cenário de aquecimento global, depreciação acelerada dos equipamentos e gestão descentralizada e informal, que impacta diretamente na saúde e qualidade de vida das pessoas – e configura um dos grandes desafios corporativos dos dias atuais, já que afeta consideravelmente o faturamento das empresas”, enfatiza Orsini.
Complementar a essa visão do potencial do serviço no futuro, a Vulp Air quer ampliar os segmentos em que já atua para outras verticais. “Hoje, nós somos relevantes em setores como saúde, educação, indústria, varejo alimentar, bem-estar e hotelaria, mas expandir esses pilares é estratégico. Cerca de 98% das verticais de negócios existentes no Brasil são nossos potenciais clientes”, reforça o executivo.
A meta é expandir a base atual de 105 mil equipamentos em operação em todos os estados do Brasil para 135 mil, com aumento de receita da ordem de 40% até dezembro de 2025, mantendo essa taxa de crescimento anual. Além disso, estão previstos investimentos de R$ 70 milhões para a compra de equipamentos e R$ 15 milhões a serem aplicados em pessoas e tecnologia até o fim deste ano.
Ao longo de sua experiência como CEO da empresa, Orsini pôde sentir a dificuldade e complexidade da gestão da climatização nas companhias. Em muitos segmentos, a temperatura não é apenas um fator de conforto, mas um componente vital, cuja falha pode gerar prejuízos significativos e até colocar vidas em risco. “Foi a partir dessa realidade que entendemos o quanto nosso conhecimento pode contribuir para resolver problemas, amenizar impactos, trazer eficiência e controle. Nossa visão de futuro é proporcionar conforto térmico para a vida de 10 milhões de pessoas por dia até 2035”, pondera o executivo.
Em pouco mais de um ano, Orsini implementou soluções de Field Service, IoT, manutenção preditiva e automação, entre outras, que revolucionaram a forma como as equipes operam em campo, aumentando a eficiência dos atendimentos e a satisfação dos clientes. Essa transformação digital foi acompanhada pela geração de novos postos de trabalho. Em 2024, a Vulp Air contratou 93 pessoas. Para este ano estão previstas 100 novas vagas. Atualmente, o quadro de colaboradores totaliza 367 profissionais.
As soluções integradas da empresa garantem economia de pelo menos 20% de aumento em eficiência energética, e até 50% quando combinadas com processos de automação tecnológica. Mais conforto, menos consumo. Mais controle, menos desperdício. “Caminhamos no ritmo do cliente para garantir sucesso compartilhado. Dividimos os mesmos desafios e oferecemos uma jornada de atendimento de 24 horas por dia, para qualquer região do País. Quando algo precisa de ajuste, estamos sempre alinhados oferecendo uma solução rápida, eficiente e efetiva a longo prazo”, explica o executivo.
“Estamos desbravando esse mercado. Temos grande potencial de expansão e contamos com profissionais comprometidos em manter um alto nível de qualidade e serviço. É tempo de expansão, crescimento e otimização da proposta de valor do negócio. Climatizar é preciso – complicar, não”, finaliza o CEO da Vulp Air.