Plataforma centraliza canais como Marketplaces, WhatsApp e Redes Sociais, e automatiza a jornada completa com Agentes de IA especialistas em varejo digital, elevando conversão em até 50%
Unificar canais, acelerar respostas e elevar a conversão de e-commerces e marketplaces em vendas inteligentes. Esse é o propósito da Loopia, plataforma que integra e automatiza a jornada do Chat Commerce com IA. Em um cenário em que consumidores demandam velocidade, conveniência e interações personalizadas, a empresa se posiciona como um dos principais motores de eficiência e expansão para negócios digitais.
Em 2025 captou R$ 3,7 milhões com foco em ampliar sua atuação no varejo digital e avançar no desenvolvimento de agentes de IA treinados para operar toda a jornada do cliente — do atendimento às vendas, da qualificação ao pós-compra. “Criamos a Loopia para resolver problemas que sempre estiveram na mesa dos varejistas: o excesso de canais desconectados, o atendimento lento e a dificuldade de transformar conversas em vendas”, explica Tiago Vailati, CEO da Loopia. “Quando o cliente recebe respostas rápidas, contextualizadas e consistentes, o impacto no negócio é imediato.”
A plataforma, que em 2025 passou a integrar o WhatsApp AI Startups Hub, programa de aceleração da Meta e WhatsApp, centraliza conversas de canais diversos, como WhatsApp, Marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Shopee e Magalu e em breve redes sociais, conectando atendimento, marketing e operações em um único ecossistema. Com isso, empresas de diferentes portes conseguem acelerar processos, reduzir custos e transformar conversas em oportunidades reais de receita.
Esse impacto já é visível nos resultados dos clientes. A empresa registra aumento médio de 50% na taxa de conversão de atendimentos em vendas. Um dos destaques é o case da Meu Rodapé, que incrementou R$ 120 mil em vendas mensais logo nos primeiros meses utilizando agentes de IA da plataforma.
Além da performance comercial, a automação representa ganhos diretos de produtividade: 92% dos atendimentos são resolvidos de forma autônoma pela IA. O resultado combina eficiência operacional e redução de custos com um atendimento disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, garantindo respostas em menos de 30 segundos.
“Hoje, velocidade e experiência superam o preço como fator decisivo para o consumidor. Atender bem e atender rápido deixou de ser um diferencial — é uma necessidade. A IA nos permite entregar exatamente isso: escala, precisão e continuidade”, reforça Vailati.
Para 2026, a empresa quer dar continuidade ao ritmo de crescimento, além de dobrar o número de clientes. “Com a evolução dos agentes autônomos e o avanço da inteligência aplicada à jornada do cliente, queremos seguir investindo em novas integrações, modelos de dados e funcionalidades”, finaliza o executivo.



