Aposentada fatura com artesanato culinário

Gilda Sutil Ribeiro, aposentada de 57 anos, é apaixonada por confeitar e visou uma maneira de lucrar fazendo aquilo que gosta. Há dois anos resolveu abrir seu próprio negócio e procurou o Sebrae no Espírito Santo. Com seus dotes culinários e artísticos, Gilda tem conquistado clientes com suas decorações em bolos e doces diversos. Para se formalizar como Microempreendedora Individual e abrir a confeitaria Cook Delicious, Gilda Ribeiro recebeu diversas dicas para iniciar seu negócio.

A confeitaria fica em Anchieta (ES), mas a empresária recebe encomendas de diversos lugares, pois adaptou uma maneira prática e eficaz de estabelecer contato com clientes: as redes sociais. Instagram, Whatsapp, Hangouts, Facebook e página na web são os artifícios utilizados para receber encomendas. “Cheguei até a receber uma encomenda de Brasília. A maioria dos pedidos é feita pela internet, poucos utilizam o telefone. As redes sociais me ajudam a divulgar meu negócio e atingir um público maior”, explica a empresária.

Para Gilda Ribeiro o sucesso de sua empresa é a inovação. “Além de utilizar as redes sociais, que estão no auge, eu capricho não só no sabor, mas também na decoração do alimento. Primeiro, o cliente come com os olhos, ele olha e procura achar bonito e quando é bem feito ele pensa: huuum isso deve estar gostoso. Aí vem a vontade de experimentar e o meu objetivo é fazer artesanato com a comida, fazer diferente”, afirma.

Outro fator decisivo apontado pela empresária é conquistar a confiança do cliente. O que ela julga ter sido a dificuldade inicial ao abrir o negócio, pois trabalha com 50% do dinheiro fornecido antecipadamente pelo cliente. “Ninguém aceita entregar dinheiro na mão de uma pessoa desconhecida, eles não sabem se terão retorno, por isso é essencial que você consiga a credibilidade e isso, fui conquistando aos poucos. Os clientes também me indicam para outras pessoas”, garantiu.

No início deste mês, Gilda recebeu a visita do Sebrae, com o projeto Sebrae Total, que visa levar atendimento a todos os estabelecimentos localizados em regiões mais afastadas dos centros urbanos, recebendo diversas orientações para melhoria de seu negócio. “A consultora me falou para colocar uma identificação do meu negócio do lado de fora para melhorar a identidade visual e também me orientou sobre meu fluxo de caixa. Vou buscar fazer as melhorias para que meu negócio continue dando certo”, afirmou a empresária.

Bolos decorados, bolos de corte, bombons, docinhos, cupcakes e kit festa são alguns dos produtos preparados por Gilda Ribeiro e feitos artisticamente de acordo com o tema solicitado pelo cliente. O plano futuro da empresária é montar uma doceria. Gilda afirma que o Sebrae é crucial para quem necessita de apoio na hora de abrir seu próprio negócio. “A instituição é a base pra quem está começando. Já dei aulas de culinária em minha residência e sempre pautei para quem deseja abrir um negócio que o primeiro passo era procurar o Sebrae”, concluiu a empresária.

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