Atualmente, o Brasil passa por uma das suas piores crises econômicas e deixa mais de 10 milhões de pessoas desempregadas no país. Não é de hoje que a Internet vem revolucionando as formas de interagir, pessoal e profissionalmente, e se tornou umas das mais importantes – se não a mais importante – ferramenta de relacionamento existente. Os blogs – que antigamente eram usados apenas para compartilhamento de vida cotidiana e fotos – hoje são sólidas opções de empreendorismo, e os blogueiros, verdadeiros formadores de opinião.
No entanto, justamente pelo alto desenvolvimento do setor digital e com as diversas possibilidades disponíveis, uns dos maiores erros de quem quer se inserir nesse mercado é não ter foco e a falta de visão a longo prazo. Segundo a blogueira Amanda Costa, editora-chefe do blog www.ameninadafoto.com.br, a primeira e principal medida a ser tomada antes de iniciar um negócio virtual é mudar a forma de enxergar um blog: “Ter um blog rentável não é viver de propagandas, porque há uma certa demora até solidificar o público para ganhar essa credibilidade. Pensar dessa forma pode acabar desmotivando o profissional. O ideal é usar o blog como plataforma de divulgação e venda de uma série de produtos e serviços, tanto físicos como digitais. Já fechei muitos contratos através do meu blog e todos eles foram feitos com clientes que se identificam com a minha proposta de vida”, explica.
A técnica a que Amanda se refere chama-se Inbound Marketing e é muito usada atualmente por pequenas e grandes empresas. É uma maneira de se conectar intelectualmente com o cliente. Através de postagens do mesmo interesse, é criado um laço pessoal entre a empresa e o consumidor e isso induz a vontade de compra.
O Blog A Menina da Foto hoje conta com uma divulgação ampla no Facebook – conta com mais de 31 mil curtidores na sua página, com alcance semanal de mais de 150 mil pessoas – e sua visibilidade e conteúdo deram à Amanda diversas oportunidades e clientes. Agora, aprofundando a sua paixão por empreendorismo e marketing digital, Amanda volta todo o seu tempo para inspirar novas empreendedoras a usarem o blog como plataforma poderosa de divulgação dos seus negócios.
“Não é fácil produzir conteúdo e ter um blog de qualidade. Muita gente pensa que é só ligar o computador e começar a escrever. Mas hoje em dia é um negócio tão sério quanto outros e tem a capacidade de aumentar suas vendas de forma surpreendente. Mas, para que isso aconteça, você precisa entender o que suas leitoras procuram e ir atrás de produzir para elas material de excelência.Para isso é fundamentalestudar com quem já tem o caminho das pedras e um bom planejamento”, argumenta.
“Todo trabalho precisa de estrutura, disciplina e dedicação para dar certo, com umblog não é diferente. Quando uma empresária desconhece isso, está mais tendente a desistir no primeiro ou segundo ano de vida da empresa e pára de atualizar seu blog, que fica às moscas e causa uma péssima impressão às suas clientes. Eu tenho e uso várias ferramentas práticas para ter o conteúdo que preciso no blog e atrair a atenção das minhas clientes.”, afirma a blogueira, especialista no assunto.
Para mais informações, acesse:www.ameninadafoto.com.br e www.blogincrível.com.br