Nova tecnologia transforma a forma de apresentar imóveis, gerando mais valor e reduzindo o tempo de venda
De acordo com pesquisa da McKinsey, a inteligência artificial generativa pode gerar entre US$ 110 bilhões e US$ 180 bilhões ou mais em valor para o setor imobiliário, principalmente porque a qualidade visual das fotos dos imóveis e um bom portfólio no site são fatores determinantes para atrair leads e gerar visitas. Mesmo diante desse potencial, o uso de IA ainda é limitado no Brasil: apenas 19% das imobiliárias utilizam a tecnologia, segundo levantamento da Brain Inteligência Estratégica e da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
O resultado é um mercado ainda marcado por fotos que não valorizam o espaço, ambientes pouco inspiradores e apenas um único estilo de decoração por imóvel, fatores que reduzem o tempo de permanência dos usuários nas páginas e dificultam que percebam o verdadeiro potencial dos espaços.
Atento a esse contexto, o Arquiteto de Bolso, plataforma que democratiza o acesso à arquitetura e ao design de interiores, está investindo em inteligência artificial para revolucionar a forma de apresentar imóveis. A empresa acaba de lançar o “Meu Decorado”, um serviço de IA generativa de imagens voltado a incorporadoras, construtoras e imobiliárias. A solução aplica ambientações hiper-realistas às fotos, destacando o melhor de cada imóvel e gerando materiais de venda muito mais atrativos e estratégicos, com estilos brasileiros de decoração, treinados a partir de um banco de dados proprietário com mais de oito anos de informações exclusivas da empresa.
Com isso, o setor passa a contar com uma ferramenta capaz de responder à principal dúvida do consumidor: “como esse imóvel ficaria para mim?”. E, para o parceiro, o serviço cria um portfólio visual atrativo, no estilo de um feed do Pinterest, que aumenta a retenção da página, melhora o desempenho em SEO, impulsiona visitas e vendas, gera leads mais qualificados e destaca os imóveis em plataformas visuais. Além de ampliar o engajamento, a solução também contribui para fidelizar clientes e posicionar as marcas como inovadoras na aplicação de IA no mercado imobiliário.
“O sucesso de uma venda acontece quando ela é baseada na jornada do comprador. As pessoas estão constantemente interagindo com imóveis vazios, mal decorados ou apenas com uma versão de decoração e, dessa forma, não criam conexão emocional nem conseguem se enxergar naquele ambiente. Antes, um decorado inédito para cada pessoa era impossível, caro e demorado; tornamos isso instantâneo e ultra personalizado. Além disso, já estamos lançando novas funcionalidades em vídeo, com navegação imersiva”, afirma Daniel Alves, cofundador do Arquiteto de Bolso.
Pioneira no Brasil, a solução foi lançada inicialmente em parceria com a Lello Imóveis e hoje já conta com diversos parceiros nacionais e internacionais, como a Zimmermann Imóveis, Emccamp, Sudoeste e Zip Incorporadora, ultrapassando 300 mil ambientes transformados com inteligência artificial. Com estética brasileira e foco na valorização dos espaços, o serviço combina tecnologia, personalização e atendimento especializado para aumentar a geração de leads e ampliar o número de visitas aos imóveis.
O primeiro passo é navegar pelo estoque das construtoras ou imobiliárias parceiras e encontrar os imóveis de interesse. Nesse momento, os usuários têm diversas opções para visualizar todo o potencial do espaço personalizado através do “Meu Decorado”, de acordo com suas preferências e estilos, atualmente, a plataforma oferece 30 estilos brasileiros – estudados e criados exclusivamente pela expertise do Arquiteto de Bolso. Ao decidir a melhor opção, é realizada a compra ou aluguel com a empresa.
“Durante oito anos de consultorias com arquitetos e designers de interiores, produzimos e analisamos mais de 100 mil ambientes reais transformados em todo o país e mais de 2 milhões de imagens geradas com a tecnologia. Nesse processo, entendemos que o brasileiro não se encaixa nos estilos convencionais europeus ou americanos. Foi assim que identificamos pelo menos 30 estilos de vida brasileiros, e não apenas estilos de decoração. Esse conteúdo proprietário e inédito do Arquiteto de Bolso no mundo deu origem à base que treina a nossa inteligência artificial”, explica Daniel.
Os compradores que fecham negócio por meio das incorporadoras, construtoras e imobiliárias parceiras ainda recebem uma consultoria completa de design de interiores com o time do Arquiteto de Bolso, incluindo planta humanizada com três versões de solução para o espaço, imagens 2D e 3D, tour 360º, curadoria de produtos com descontos, comparador de preços e até 90 minutos de consultoria online com um arquiteto ou designer de interiores. Com esse crescimento, o Arquiteto de Bolso se aproxima de se tornar o maior player global do setor, ao alcançar a marca de 100 mil ambientes personalizados, contando com arquitetos e designers de interiores (sem o uso de IA).
Para a arquiteta e cofundadora do Arquiteto de Bolso, Márcia Monteiro: “No Brasil, cerca de 90% das pessoas ainda não contam com ajuda profissional para reformar ou decorar – e é por isso que estamos democratizando o design de interiores. Aquilo que antes era privilégio de poucos agora se torna acessível a todos”.
Seguindo a prosperidade do setor, o Arquiteto de Bolso tem como objetivo impulsionar e popularizar o acesso ao serviço de arquitetura e design de interiores, democratizando o acesso a soluções profissionais de decoração e reforma. Combinando tecnologia, inteligência artificial e atendimento especializado, a plataforma oferece serviços como decoração via IA, consultoria completa de design com arquitetos e designers de interiores, plantas humanizadas, perspectivas 3D e tours 360º. Atualmente, conta com uma equipe de cerca de 1000 arquitetos, garantindo personalização, qualidade e praticidade em todos os serviços.
O negócio já foi reconhecido com mais de 17 prêmios, incluindo a presença na seleta lista das 100 Startups to Watch 2024, TOP 4 Scales Up 2024 e no Top 100 Open Startups 2024. Também recebeu destaque no Prêmio Proptech do Ano 2025, consolidando seu uso de inteligência artificial a serviço de imobiliárias e construtoras, e, recentemente, recebeu pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio 100 Startups to Watch 2025.



