ONG busca apoio de empresas para incentivar projetos culturais e sociais, gerando impacto nas comunidades
O Atados, maior rede de engajamento social do Brasil, está com captação aberta para quatro projetos incentivados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet): ConectArte, Jogando com Finanças, Comunicadores e Artista por um Dia. As iniciativas beneficiam diretamente milhares de pessoas em todo o país, promovendo acesso à arte, cultura, educação financeira e expressão artística, além de fortalecer vínculos comunitários.
Cada projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), contribuindo para educação de qualidade, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e fortalecimento de parcerias.
“Nosso objetivo é gerar impacto social por meio da arte e da cultura, aproximando empresas e voluntários das comunidades. A captação incentivada é uma estratégia fundamental para ampliar o alcance e o impacto social de nossos projetos”, afirma Daniel Morais, CEO do Atados.
As iniciativas incluem desde a valorização de líderes comunitários e organizações sociais, passando pela educação financeira lúdica, até a criação de murais colaborativos e festivais culturais que estimulam talentos locais. Os projetos podem oferecer a participação de colaboradores, em experiências transformadoras, fortalecendo a cultura organizacional e desenvolvendo engajamento e senso de propósito.
Conheça os projetos abertos para captação:
ConectArte
Realizado via Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), o projeto promove o acesso à arte em comunidades vulnerabilizadas de São Paulo/SP e Salvador/BA, alinhando-se aos ODS 4 (educação de qualidade), 10 (redução das desigualdades) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis). Cada ciclo artístico-cultural é desenvolvido em parceria com uma ONG ou escola local e inclui visitas a equipamentos culturais, oficinas formativas em linguagens como música, fotografia, pintura, literatura e teatro, e um festival comunitário aberto ao público com murais e instalações artísticas.
O projeto atende mais de 600 pessoas por ciclo, envolve 20 voluntários em cada jornada artística, fortalece talentos locais e estimula o engajamento comunitário em torno da arte e cultura, ampliando o acesso cultural em territórios estratégicos e vulneráveis.
Jogando com Finanças
Realizado via Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), promove educação financeira e expressão artística em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Belém/PA, alinhando-se aos ODS 4 (educação de qualidade), 10 (redução das desigualdades) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis). Desenvolvido em parceria com organizações sociais locais, o projeto combina oficinas de finanças pessoais, mentorias individuais e oficinas artísticas para a criação de jogos de tabuleiro educativos com identidade visual e linguagem acessível.
Os jogos são aplicados em eventos culturais abertos ao público, que incluem palestras, apresentações artísticas e instalações interativas, estimulando o pensamento de longo prazo, cidadania e construção de projetos de vida. Com 180 beneficiários diretos, 190 voluntários, 90 jogos produzidos e mais de 1.500 pessoas impactadas, o projeto amplia de forma lúdica e cultural o acesso à educação financeira e fortalece o engajamento comunitário.
Comunicadores
Realizado via Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), promove a democratização do acesso à arte e à cultura em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, alinhando-se aos ODS 10 (redução das desigualdades), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 17 (parcerias e colaboração). O projeto consiste em um circuito itinerante de exposições fotográficas que, por meio do olhar de fotógrafos locais, valoriza o trabalho de ONGs e líderes comunitários em regiões vulneráveis.
Cada evento de 21 dias inclui oficinas gratuitas de fotografia e apresenta 45 fotografias produzidas por 15 fotógrafos locais, retratando 15 organizações sociais. Com isso, o projeto alcança cerca de 3 mil pessoas, promove formação de público em arte e cultura, amplia o acesso às linguagens artísticas e fortalece o reconhecimento de agentes sociais e comunitários.
Artista por um Dia
Também realizado via Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), o projeto promove a criação de murais colaborativos em instituições sociais, envolvendo beneficiários, voluntários e artistas locais, alinhando-se aos ODS 4 (educação de qualidade), 10 (redução das desigualdades) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis). O projeto combina oficinas de artes visuais, que estimulam reflexão sobre arte, comunidade e futuro, com a pintura coletiva de murais de 20m², resultando em 8 obras que transformam o espaço físico em símbolos de expressão, esperança e transformação.
Com 160 beneficiários diretos, 8 artistas locais e participação de voluntários, o projeto fortalece o engajamento comunitário, amplia a expressão artística e deixa um legado cultural e visual duradouro para as comunidades atendidas.
Empresas interessadas em apoiar os projetos incentivados podem acessar mais informações neste link.



