Brasil será sede do Global Summit of Women 2015

Entre os dias 14 e 16 de maio, a cidade de São Paulo sediará o mais importante fórum internacional de negócios e economia para mulheres. Conhecido como “Davos das Mulheres”, o Global Summit of Women celebrará seu 25º aniversário no Brasil.

“O Brasil é a sétima maior economia do mundo e tem uma mulher, Dilma Rousseff, como líder da nação. Esta combinação nos indicou claramente que este é o país mais apropriado para celebrar os 25 anos do Global Summit of Women, uma plataforma para o intercâmbio de melhores práticas para a promoção de oportunidades econômicas para mulheres”, afirma Irene Natividad, presidente do Summit, baseado nos Estados Unidos.

Com o tema “Mulheres Criativas, Economias Criativas”, o evento  promoverá a inovação e a criatividade das mulheres que ajudam a moldar as economias de seus países. “No Brasil, 45% das pequenas empresas são fundadas por mulheres. O país já está começando a ver a mulher como massa crítica na economia brasileira”, acrescenta Irene, que afirma que “o poder econômico das mulheres está crescendo, mas ainda não está no topo. Elas estão em áreas fundamentais para qualquer economia como, por exemplo, trabalhadoras, proprietárias de empresas e líderes empresariais”.

Entre as participantes confirmadas no Summit estão a Presidente do Kosovo Atifete Jahjaga, a vice-presidente do Vietnã, Nguyen Thi Doan e ministras – todas mulheres – de áreas como Trabalho, Direitos das Mulheres, Comércio e Indústria, representando a África do Sul, Albânia, Canadá, Emirados Árabes Unidos , Filipinas, França, México, Polônia, entre outros.

Agenda

O Summit tem como objetivo promover oportunidades de negócios internacionais entre as delegações presentes e seus parceiros brasileiros. O fórum será aberto com a sessão “Fazendo Negócios com o Brasil” e apresentará para uma audiência global as possibilidades do mercado brasileiro. “Temos a oportunidade de criar alianças de negócios com mulheres de outros países e de expandir as redes de contatos de mulheres brasileiras em todo o mundo”, afirma Flávia Vígio, Presidente do Global Summit of Women Brasil.

O Summit no Brasil irá destacar as inovações das mulheres no mercado global, como Robin Chase, que fundou a ZipCar, maior empresa de compartilhamento de carros do mundo, e Luiza Trajano, da rede Magazine Luiza, e  ainda de mulheres jovens, que apesar dos nomes não serem tão conhecidos, estão criando empresas que estão renovando a tecnologia do século 21. O evento inclui um Fórum da Juventude e abrirá espaço para 25 jovens talentos empresariais, todas promissoras mulheres de negócios.

Embora o fórum global seja realizado para mulheres, os homens também participarão e ministrarão palestras. Partindo do princípio de que as mulheres que progridem devem firmar parcerias com homens, o programa do Summit inclui um fórum de homens,  presidentes corporativos, com o tema “Case de Negócios para a diversidade de gênero”. Participarão altos executivos da Metlife Asia, Avon Brasil e Região Sul, General Motors América do Sul, Sodexo Brasil e McDonald´s América Latina. Ao todo, serão mais de 20 CEOs e presidentes, homens e mulheres,  do Brasil e outras partes do mundo.

Fundado em 1990, o Global Summit of Women é uma organização não governamental com sede em Washington, Estados Unidos. Com foco em negócios, foi concebido pelos setores  público, privado e sem fins lucrativos para ampliar oportunidades para mulheres por meio do intercâmbio de soluções de trabalho e de estratégias criativas em diferentes partes do mundo.

*Foto de abertura: Andre Langer

Facebook
Twitter
LinkedIn