O Sebrae e o Instituto Campus Party vão trabalhar juntos e de forma contínua para fomentar o empreendedorismo entre os jovens apaixonados por cultura digital no Brasil. As duas instituições atuarão em parceria para ajudar os empreendedores digitais a transformarem ideias de negócios em realidade durante todo o ano e não apenas nos seis dias em que ocorre a Campus Party Brasil (#CPBR10).
A décima edição brasileira da maior experiência tecnológica do mundo acontece entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Como em edições anteriores, o Sebrae estará presente para orientar e dar oportunidades a micro e pequenas empresas e a campuseiros interessados em se conectar com o universo empreendedor.
“Nossos consultores ajudam os participantes a entenderem a importância de uma boa gestão, a buscarem informações para desenvolver seus negócios e a perceberem as oportunidades e necessidades do mundo moderno”, afirma o diretor de Administração e Finanças no exercício da presidência do Sebrae, Vinicius Lages. “Com a participação do Sebrae nas últimas seis edições da Campus Party, o tema empreendedorismo cresceu exponencialmente na programação e, atualmente, o evento também dá destaque a essa temática”, acrescenta.
De acordo com Lages, uma pesquisa realizada na Campus Party Brasil revelou que 40% dos jovens entrevistados tinham planos de abrir seu próprio negócio nos dois anos seguintes. “Mas esses jovens encontram barreiras para colocar os projetos em prática sendo a falta de recursos (44%), conciliar empresa com estudos (15%), falta de capacitação técnica (14%) e falta de conhecimento sobre administração e mercado (12%) as principais delas”, diz.
Na #CPBR10, o Sebrae é curador do Palco Empreendedorismo, que vai receber 35 painéis, dentre eles, o Cozinhando com Humor e Empreendedorismo, com os youtubers PC Siqueira e Otávio Albuquerque, nesta quarta-feira (1º), das 21h15 às 22h. Temas como mídias sociais, impacto de novos modelos de negócios em mercados tradicionais, cidades inteligentes e transformação de realidades sociais e ambientais por meio do empreendedorismo também serão discutidos nesse espaço.
The Big Hackathon
O impacto social e ambiental estará ainda no The Big Hackathon, uma competição de desenvolvimento de soluções alinhadas com os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que estipulam a erradicação da pobreza e da fome, a igualdade de gêneros, a educação adequada, a produção de energias renováveis, dentre outros.
A programação é uma parceria entre a Campus Party e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com mentoria de especialistas em modelos de negócios convidados pelo Sebrae, dentre eles 20 Agentes Locais de Inovação (ALI). PNUD e Sebrae também vão lançar um edital para mapear as empresas de impacto social e ambiental já atuantes em vários segmentos no Brasil. “Queremos mostrar que é possível empreender e melhorar o mundo, bem como obter lucro e geração de emprego e renda para a comunidade”, explica a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.
Lançado em 2016, o desafio Sebrae Like a Boss 1Up retorna nessa edição com 48 empresas atendidas pelo Sebrae e dispostas a apresentar seus modelos de negócio a 40 investidores. Cada uma passará pela seleção criteriosa da banca julgadora e oito finalistas terão a oportunidade de sair do evento com boas perspectivas de financiamento.
Networking, informação e novos mercados também são o foco do espaço Startup & Makers Camp, que vai reunir 160 empresas em estágio inicial ou de desenvolvimento, cuja seleção também foi apoiada pelo Sebrae. Mais do que mostrarem seus produtos e serviços, elas terão acesso a uma série de palestras, como corporate venture e investimento-anjo, duas das principais formas de obter capital para alavancar novos negócios.
Serviço:
Campus Party Brasil 2016
De 31 de janeiro a 5 fevereiro
Centro de Exposições Anhembi – São Paulo